Saiba quais são as expectativas envolvendo os segmentos de carros 0 Km, usados e veículos elétricos

    Aos poucos, o mercado automobilístico nacional e global vai se recuperando dos efeitos da pandemia da Coivid-19 e das turbulências geopolíticas de 2022. Nos últimos anos, o segmento foi amplamente afetado pela mudança de hábitos da população mundial, além da crise dos semicondutores, o que contribuiu para o aumento do preço dos veículos no mundo todo.

    Mas qual é a expectativa do mercado para o preço de carros e motos no próximo ano? No geral, os valores devem aumentar ou diminuir ao longo de 2023? E quanto ao mercado de carros elétricos? Entenda melhor esse cenário como um todo no texto abaixo.

    Expectativa mundial

    No cenário mundial, existe a expectativa de crescimento e recolhimento em diferentes países. Por exemplo, na China, que teve um crescimento enorme em 2022, a tendência é que esse momento continue. Os chineses têm uma expectativa de comercializar 30 milhões de exemplares até 2026, sendo necessário vender bem em 2023 para atingir essa meta.

    O desempenho chinês irá afetar os mercados dos EUA e da Europa. Na Alemanha, há a projeção de uma boa recuperação, com aumento de 3,7 milhões de unidades. No entanto, isso dependerá da mudança de hábitos dentro do setor automobilístico e da população.

    Já na Itália, há a previsão da queda de vendas, resultado de um momento em que o país é afetado por crises globais. A Argentina é outro país que deve apresentar dificuldades, sobretudo por causa de questões internas, que geram dificuldades ao setor automobilístico e atrasam a retomada no segmento.

    O que esperar do mercado de automóveis para 2023
    O que esperar do mercado de automóveis para 2023

    Mercado de carros 0 Km: queda de valor no segundo semestre

    Em relação ao Brasil, o segmento de carros 0 Km deve passar por um aumento de valores até o final do primeiro semestre. Isso acontece por causa dos juros altos, com a taxa Selic estando elevada, além de dificuldades do setor em se restabelecer após os abalos econômicos e geopolíticos enfrentados em 2022.

    Contudo, na segunda metade de 2023, há a expectativa dos preços abaixarem, seguindo a redução do IPI e a legislação de redução de impostos sobre veículos. Dessa forma, o melhor momento para investir na compra de um veículo novo é na segunda metade do próximo ano.

    E os carros usados?

    Outra previsão na opinião dos especialistas é o estouro da chamada bolha dos carros usados, com os valores deles finalmente caindo. Para exemplificar, os modelos de 2021 ficaram até 24% mais caros dependendo do ano de produção. 

    No entanto, ainda este ano, houve uma refração do preço desses automóveis, sendo que entre abril e junho de 2022, o segmento teve uma queda de vendas de 7,5%. Dessa forma, a tendência é que os preços comecem a cair ao longo de 2023.

    Carros elétricos

    No Brasil, o mercado de carros elétricos tem registrado crescimentos nos últimos anos. Entre janeiro e outubro de 2022, houve um aumento de 63% nos modelos dessa natureza que estão disponíveis no país, um indicativo que essa tendência deve continuar em 2023. Agora, já são mais de 100 modelos disponíveis no mercado para interessados.

    A expectativa de crescimento também acontece pelos carros elétricos serem considerados a base do futuro automotivo, que busca alternativas mais sustentáveis. Com o público mais consciente da importância de preservar o meio ambiente e encontrar formas de reduzir os impactos, a procura por automóveis elétricos deve continuar crescendo.

    Um fator que pode colaborar para esse segmento é a gestão governamental sobre a questão. Os carros elétricos contam com uma taxa de imposto de 0% para veículos dessa natureza. Isso abre as relações comerciais do Brasil para o mundo todo, permitindo que o consumidor tenha acesso a esses modelos por um valor mais acessível.

    O mercado automobilístico também deve dar mais atenção ao segmento no próximo ano. Muitas montadoras já mostraram alguns modelos que devem chegar às lojas em 2023, como, por exemplo, a japonesa Honda, que deve ter em seu portfólio o Civic Type R, além das versões ZR-V, CR-V e HR-V.

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.