Desde a maneira como dirigimos até como assistimos aos nossos programas de TV favoritos e usamos os aparelhos do dia a dia, a tecnologia influencia nossas vidas de várias maneiras. Também desempenha um papel significativo no que está acontecendo no mundo do marketing, especialmente com qualquer coisa feita online.

    IA conversacional

    Quase metade de todos os consumidores online já está usando chatbots e ferramentas de IA de conversação semelhantes para fazer compras, de acordo com um relatório de marketing de 2020. Do ponto de vista do marketing, a tecnologia de IA dessa natureza é uma maneira eficaz de aprimorar a experiência do usuário. Também torna o processo de compra mais personalizado, o que pode se traduzir em mais conversões e clientes satisfeitos.

    Pesquisa por voz

    Cerca de 20 por cento das pesquisas móveis são atualmente conduzidas por voz, e é uma tendência que continua a crescer. Se você ainda não está considerando a pesquisa por voz ao preparar seu conteúdo e escolher suas palavras-chave, é uma boa ideia dar esse passo agora para estar melhor preparado para o futuro. A otimização para pesquisa por voz envolve:

    • Palavras-chave de conversação
    • Conteúdo baseado em persona
    • Conteúdo com foco local, já que a maioria das pesquisas por voz são locais

    Inovações no comércio eletrônico

    Há muita coisa acontecendo no mundo do e-commerce nos dias de hoje. Uma das tendências dessa categoria que influenciará o marketing são as formas alternativas de pagamento, como criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs). A realidade aumentada (AR) também está se tornando parte da experiência de comércio eletrônico, dando aos clientes a chance de experimentar virtualmente roupas e ver como as coisas ficariam em suas casas antes de fazer uma compra.

    O Metaverso

    Os fabricantes de videogames criam experiências de compra virtual há muitos anos. Isso é muito semelhante ao que é esperado com o metaverso. As coisas ainda estão sendo resolvidas com o marketing metaverso, mas espera-se que inclua experiências de compras personalizadas e outras interações com a marca. O truque para os profissionais de marketing é encontrar maneiras criativas de se tornar parte dos ambientes virtuais de uma forma que não atrapalhe a experiência dos usuários do metaverso.

    Melhor análise

    Uma outra tendência tecnológica que influenciará o marketing no futuro são os recursos aprimorados de análise de dados. Na verdade, muitos usuários on-line hoje estão dispostos a fornecer informações pessoais para melhorar a experiência do cliente. À medida que a capacidade de classificar e entender os dados rapidamente melhora, os profissionais de marketing terão acesso a estatísticas que podem ser usadas para personalizar ainda mais as interações online.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.