Existem muitos jogadores-chave no mundo do marketing hoje. Um dos mais importantes em termos de nível de responsabilidade que acompanha o trabalho é o chefe de marketing. É uma posição importante que vem com uma variedade de deveres e tarefas. O chefe de marketing também é uma pessoa que ajuda todos a trabalharem juntos para atingir objetivos específicos e tornar o processo de atingir o público-alvo mais eficiente e eficaz.
O que o Head de Marketing faz
Além de supervisionar a equipe de marketing e coordenar os esforços entre os vários membros da equipe, o chefe de marketing monta estratégias de conteúdo e trabalha para implementá-las. Esse indivíduo geralmente trabalha para uma empresa específica com um departamento de marketing interno, embora algumas agências de marketing também tenham pessoas nessa função em suas equipes. Juntamente com o que já foi mencionado, as funções desempenhadas pelo chefe de marketing normalmente incluem:
• Elaboração de orçamentos anuais e de projetos
• Trabalhar com clientes para determinar e esclarecer as metas de marketing
• Supervisionar todos os aspectos dos esforços de marketing de uma empresa (por exemplo, imagem da marca, mensagens, campanhas publicitárias etc.)
• Manter-se atualizado sobre novas técnicas e tecnologias de marketing
Requisitos para o trabalho
Geralmente é necessário um diploma de bacharel em marketing ou publicidade. No que diz respeito ao que é preciso para esta posição além dos requisitos de educação, as habilidades geralmente preferidas incluem:
• Criatividade
• Boas habilidades de comunicação
• Habilidades de liderança
• Um talento especial para a resolução de problemas
• Boas habilidades analíticas
As empresas que procuram contratar um chefe de marketing para esforços de marketing interno geralmente preferem experiência adicional em outras posições de marketing. Isso pode envolver experiência como redator, produtor de conteúdo de marketing digital, especialista em mídia social, gerente de SEO ou qualquer outra experiência dessa natureza. No mínimo, ajuda estar familiarizado com as várias funções que todos em uma equipe de marketing normalmente desempenham, já que essas são as pessoas com quem você trabalhará e gerenciará regularmente.