Descubra com uma Assessoria de Marketing pode alavancar seu negócio

    Hoje em dia, ao falarmos de um mercado concentrado cada vez mais na conexão entre redes, muitas empresas escolhem contratar uma assessoria de marketing para se posicionar adequadamente on e offline, divulgando a marca mais estrategicamente.

    Se você está na pesquisa por uma empresa do tipo para gerenciar a sua marca, mas não sabe ainda como ela pode ser importante para alavancar o seu negócio, fique conosco neste artigo que explicaremos as principais informações por trás dessa área.

    O que é uma assessoria de marketing?

    A assessoria de marketing é a empresa responsável por analisar o cenário do mercado que seu negócio está inserido, observando as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, além de ter presença da marca nos principais canais de mídias sociais.

    Geralmente, a assessoria de marketing tende a trabalhar como uma sócia do negócio, contribuindo com as relações comerciais, sejam elas junto a outros negócios ou voltados ao público final.

    Com isso, podem ser vistas como ações feitas a “quatro mãos”, com a ideia de gerar os melhores resultados para o cliente, ou seja, a empresa contratante junto ao público.

    Na prática, existem dois modelos de estratégias/atendimento principais que as assessorias de marketing podem prestar, sendo elas voltadas para ações em segmentos B2B e as do modelo B2C. 

    No primeiro caso, as estratégias e análises visam qualificar negócios “Business to Business”, em tradução livre, que atuam no modelo “empresas para empresas”. Ou seja, a assessoria ajuda a identificar como posicionar o negócio para alcançar clientes/parcerias empresariais.

    Já o segundo modelo pode ser traduzido como “negócios para consumidores”. Isso significa que é voltado para o público final.

    Essa segmentação é crucial para que as estratégias sejam traçadas mais adequadamente, considerando os objetivos do negócio. Afinal, há particularidades no relacionamento corporativo que não são necessárias em vendas diretas ao cliente, por exemplo. 

    Isso significa que o próprio marketing deve ser pensado diferente, principalmente considerando o tempo do ciclo de venda.

    Independentemente do modelo do seu negócio, o foco da assessoria será em resultados que convertam o visitante em um futuro lead, por meio de ações de marketing de conteúdo, anúncios pagos e outras campanhas.

    Como funciona?

    Ao contratar uma Assessoria de marketing, você estará adquirindo uma equipe de profissionais que atuarão na divulgação da marca por meio de algumas práticas. Entre elas:

    • Análise estratégica e aprofundada do mercado;
    • Diagnóstico da marca;
    • Planejamento de conteúdos a serem publicados;
    • Criação e acompanhamento das campanhas de marketing;
    • Atendimento personalizado ao cliente;
    • Administração das redes sociais, websites e blogs da empresa;
    • Orientações para continuidade das estratégias.

    Todos os pontos acima serão pensados e realizados tendo em mente o crescimento do cliente da Assessoria de marketing. Nesse caso, a sua marca. 

    O trabalho pode até ser semelhante com aquele exercido por uma agência de marketing. A diferença é o nível de acompanhamento. É mais comum o contrato de agências por empresas que já possuem um departamento de marketing.

    Isso porque a agência possui o gerenciamento das mídias como foco de atuação. 

    Enquanto isso, no caso de uma Assessoria de marketing, o acompanhamento da produção e das métricas de evolução é realizada para promover fluxos e ações mais eficazes a longo prazo.

    Por que contratar?

    Um dos principais motivos para contratar uma assessoria de marketing se encontra no fato de que estar na internet é uma ação essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado.

    É aí que a assessoria de marketing vai entrar, fortalecendo a otimização dos conteúdos da rede por meio das técnicas de SEO e Marketing de Conteúdo, além de estar próxima a sua marca. 

    Sem essa proximidade, o trabalho tem poucas chances de bons resultados, e é com a Assessoria que você tem a garantia desse aprofundamento.

    Além disso, a Assessoria possui um pensamento direcionado para toda a melhora, incluindo os processos de vendas. 

    Com isso desenvolve ações objetivas e personalizadas, com a ideia de acompanhar o quanto a peça publicitária ou campanha está gerando de conversões para a empresa.

    São profissionais com anos de experiência, que acompanham as principais tendências do mercado de marketing e estão prontos para tirar as suas dúvidas, colocar as atividades em prática e acompanhar todo o processo.

    Quais os benefícios da assessoria para clientes B2B e B2C?

    Como já falamos anteriormente, existem dois modelos de Assessoria existentes. Vamos falar sobre os benefícios para cada modelo agora.

    No cenário B2B a ideia é que outras empresas procurem pelo serviço que você oferece, de acordo com a disponibilidade e oferta do conteúdo, já que sempre vão precisar. 

    Nesse caso, é crucial estabelecer um relacionamento de longo prazo com o cliente.

    Quanto ao B2C, negócio para pessoa física, o modelo demanda uma outra abordagem, com foco em atingir o lado emocional do cliente para que ele realize a compra

    Por conta do ciclo de venda mais curto e valorização de outros critérios, pode ser mais difícil estabelecer uma relação duradoura com o cliente, mas fica mais fácil atrair um alto volume de novos contatos. 

    A partir dos trabalhos da Assessoria, contudo, consegue-se qualificar o relacionamento, atraindo um público mais direcionado e retendo os clientes – o que demanda menor investimento.

    São diferentes práticas exercidas, e a Assessoria contratada deve entender quais são os melhores gatilhos para cada caso e o público que você visa atingir, promovendo campanhas mais direcionadas. 

    Dessa forma, se torna bastante importante para ambos os clientes, pois só a Assessoria sabe os procedimentos corretos para finalizar uma transação.

    Contrate agora uma Assessoria!

    Agora que você já sabe os principais benefícios para contratar uma assessoria de marketing, já está pronto para passar para a próxima etapa e contratar aquela que mais faz sentido para a sua marca e necessidade. Escolha bem e veja os resultados crescerem como nunca! 

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.