A arte de vender como toda ação humana precisa de refinamento, e se você quer refinar ao máximo suas habilidades de venda precisa conhecer o spin selling. O spin selling é um método de venda que aproxima o vendedor interno da realidade do cliente, ao mesmo tempo que mostra ao cliente que o vendedor está interessado em sua pessoa. E não pense você que o spin selling é apenas para vendedores de campo, essa técnica é muito vantajosa também para um vendedor interno!
Qual a função do vendedor interno?
A tecnologia e praticidade da vida remota trouxe inúmeras vantagens ao mercado, uma delas é a popularização do vendedor interno. Onde, ele atua como um vendedor comum, realizando negócios e procurando clientes, porém ao contrário dos vendedores tradicionais o vendedor interno faz tudo de dentro do próprio escritório, às vezes até mesmo da própria casa! As vantagens evidentemente são inúmeras. Um vendedor interno dá menos gasto para sua empresa, dispõe de recursos preciosos em sua praça de trabalho e é capaz de ter contato com outros membros da sua equipe in loco. E assim como os outros vendedores, um vendedor interno tem muito o que aprender com os métodos de spin selling.Quais atribuições capacitam um bom vendedor interno?
Há uma confusão enorme na cabeça de quem relaciona o vendedor interno a um cargo mais “fácil” ou ao menos mais “cômodo” do que um vendedor externo, ou vendedor de campo.O vendedor interno por estar realmente em uma situação mais cômoda, mas ele deve ter inúmeras outras habilidades para converter vendas. O vendedor interno deve ser capaz de ter ótimas relações com clientes, um raciocínio rápido para dispor das suas ferramentas e da tecnologia, um conhecimento ímpar do mercado e muita coragem e ousadia para procurar por novos clientes e formar futuras parcerias. E claro, deve ter sede de aprender novas técnicas de vendas. Por isso é importantíssimo que um vendedor interno conheça o spin selling.O que é a técnica do spin selling?
O spin selling nasceu de uma série de estudos sérios relacionados à vendas. Com esses estudos, pesquisadores identificaram que ao realizar uma série de perguntas ao cliente, um vendedor tem maior potencial de converter uma venda. A sigla sping, no caso, é uma sigla para as seguintes palavras:- Situação;
- Problema;
- Implicação;
- Necessidade.