À medida que novas tecnologias surgem, muitas vezes é necessário encontrar as habilidades certas de marketing digital para otimizar resultados e oportunidades. Estamos nos concentrando em dois dos que estão recebendo muita atenção no momento. Uma delas é a Web 3.0, que visa proporcionar uma experiência online mais individualizada. 

    Preparando conteúdo direcionado

    Essa é uma abordagem para preparar conteúdo que não seja focado principalmente em palavras-chave e tente agradar os mecanismos de pesquisa. Em vez disso, essa abordagem mais semântica ou direcionada à criação de conteúdo é centrada no tópico pretendido e na intenção de pesquisa do usuário. Este é um processo que envolve:

    • Mantendo o foco principalmente em tópicos específicos
    • Fornecer respostas a perguntas/preocupações relacionadas
    • Descobrir como o conteúdo se encaixa na jornada e nos interesses de um pesquisador

    Criando uma experiência de usuário aprimorada

    Com qualquer coisa que envolva marketing digital, a experiência do usuário precisa ser lembrada. Para a Web 3.0 e o metaverso, serão necessárias habilidades que resultem em uma UX mais aprimorada. Isso se traduz na criação de mais oportunidades com interações diretas e maior personalização. Também envolve explorar os dados disponíveis do usuário/cliente para saber exatamente como personalizar e aprimorar pessoalmente a experiência do usuário.

    Adotando técnicas de marketing imersivo

    As habilidades de que estamos falando nesta categoria estão relacionadas à realidade virtual (VR) e à realidade aumentada (AR). É uma maneira de colocar os pesquisadores, visitantes do site e usuários do metaverso no momento de uma maneira mais direta e significativa.

    Já existem empresas experimentando VR e AR, então o marketing imersivo não é um conceito totalmente novo. Na verdade, muitas plataformas de jogos populares estão usando técnicas semelhantes para criar experiências mais personalizadas. Algumas empresas até dão aos clientes a chance de experimentar roupas virtualmente ou colocar móveis em versões virtuais de suas salas de estar antes de fazer uma compra. A diferença com a Web 3.0 e o metaverso é que o marketing imersivo se tornará muito mais comum e esperado.

    Estar preparado

    É verdade que nem todo mundo vai gravitar em direção ao metaverso ou aproveitar totalmente as possibilidades da Web 3.0. No entanto, à medida que essas tecnologias são lançadas, os profissionais de marketing digital precisam estar preparados com as habilidades que provavelmente serão necessárias para manter uma presença forte e incentivar o engajamento.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.