À medida que novas tecnologias surgem, muitas vezes é necessário encontrar as habilidades certas de marketing digital para otimizar resultados e oportunidades. Estamos nos concentrando em dois dos que estão recebendo muita atenção no momento. Uma delas é a Web 3.0, que visa proporcionar uma experiência online mais individualizada. 

    Preparando conteúdo direcionado

    Essa é uma abordagem para preparar conteúdo que não seja focado principalmente em palavras-chave e tente agradar os mecanismos de pesquisa. Em vez disso, essa abordagem mais semântica ou direcionada à criação de conteúdo é centrada no tópico pretendido e na intenção de pesquisa do usuário. Este é um processo que envolve:

    • Mantendo o foco principalmente em tópicos específicos
    • Fornecer respostas a perguntas/preocupações relacionadas
    • Descobrir como o conteúdo se encaixa na jornada e nos interesses de um pesquisador

    Criando uma experiência de usuário aprimorada

    Com qualquer coisa que envolva marketing digital, a experiência do usuário precisa ser lembrada. Para a Web 3.0 e o metaverso, serão necessárias habilidades que resultem em uma UX mais aprimorada. Isso se traduz na criação de mais oportunidades com interações diretas e maior personalização. Também envolve explorar os dados disponíveis do usuário/cliente para saber exatamente como personalizar e aprimorar pessoalmente a experiência do usuário.

    Adotando técnicas de marketing imersivo

    As habilidades de que estamos falando nesta categoria estão relacionadas à realidade virtual (VR) e à realidade aumentada (AR). É uma maneira de colocar os pesquisadores, visitantes do site e usuários do metaverso no momento de uma maneira mais direta e significativa.

    Já existem empresas experimentando VR e AR, então o marketing imersivo não é um conceito totalmente novo. Na verdade, muitas plataformas de jogos populares estão usando técnicas semelhantes para criar experiências mais personalizadas. Algumas empresas até dão aos clientes a chance de experimentar roupas virtualmente ou colocar móveis em versões virtuais de suas salas de estar antes de fazer uma compra. A diferença com a Web 3.0 e o metaverso é que o marketing imersivo se tornará muito mais comum e esperado.

    Estar preparado

    É verdade que nem todo mundo vai gravitar em direção ao metaverso ou aproveitar totalmente as possibilidades da Web 3.0. No entanto, à medida que essas tecnologias são lançadas, os profissionais de marketing digital precisam estar preparados com as habilidades que provavelmente serão necessárias para manter uma presença forte e incentivar o engajamento.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.