Uma famosa franquia de filmes previu que todos nós estaríamos dirigindo carros voadores em 2015, então nem sempre é fácil prever o futuro com uma precisão absolutamente perfeita. No entanto, é possível fazer algumas boas suposições com base no que está acontecendo com as tendências e a tecnologia. Isso nos leva ao tópico de como o marketing digital pode parecer em 10 anos.

    Dominação móvel

    À medida que a tecnologia móvel avança, haverá ainda mais interação com telas menores do que é comum agora. Os profissionais de marketing digital que ainda não investiram totalmente em interações móveis precisarão dar esse passo para se manterem competitivos, especialmente à medida que o 5G se torna mais acessível.

    A ascensão da pesquisa por voz

    Seja fazendo uma solicitação de compra por meio do Alexa ou falando em um telefone em trânsito, há muitas maneiras pelas quais as pessoas já fazem pesquisas ativadas por voz regularmente. Daqui a uma década, esta será a norma. Os profissionais de marketing digital precisam se preparar para essa tendência com:
    • Mais palavras-chave de conversação
    • Esforços de marketing baseados em dados e pesquisas em tempo real
    • Respostas relevantes para perguntas frequentes em conteúdo digital

    Marketing Metaverso

    Essa tecnologia está surgindo agora, mas o metaverso pode ser um fator importante no marketing digital em 10 anos se for adotado em maior escala. Os fundamentos do marketing digital no metaverso ainda estão sendo descobertos. Ainda assim, se mais pessoas estiverem imersas em um mundo virtual personalizado, os profissionais de marketing digital terão oportunidades que podem incluir:

    • Posicionamento do produto/marca em ambientes metaversos
    • Oportunidades de compra virtual
    • Interações do metaverso de forma não intrusiva

    Marketing orientado por IA

    A inteligência artificial refere-se à coleta e compreensão de grandes blocos de dados específicos do público. Daqui a uma década, os avanços na IA podem permitir que os profissionais de marketing digital personalizem o conteúdo ainda mais do que é possível agora, o que pode envolver:

    • Uma compreensão mais completa das métricas de SEO
    • Insights de audiência incrivelmente precisos
    • A capacidade de ajustar o conteúdo individualmente, talvez até em tempo real

    Alcance expandido

    Por fim, o marketing digital será ainda mais global em 10 anos. Isso já está acontecendo agora graças às muitas maneiras pelas quais a tecnologia tornou possível estender o alcance de uma marca em uma escala muito maior. Empresas de todos os tamanhos terão que manter o panorama geral em mente quando estiverem tentando determinar como incentivar o envolvimento do público com seus esforços de marketing digital, se quiserem que seu alcance vá além das áreas locais.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.