Nada tem mais sabor de verão do que uma fatia crocante, suculenta e refrescante de melancia. É um grampo de churrascos de quintal e bem abastecido em mercados de agricultores locais nesta época do ano.

    A melancia – que na verdade pode ser considerada uma fruta ou vegetal, de acordo com o National Watermelon Promotion Board – também é incrivelmente nutritiva.

    Nutricionistas dizem que a melancia é baixa em calorias e açúcar e repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando-a um ótimo complemento para uma dieta saudável.

    Além disso, é divertido de comer!. Comer melancia me faz sentir despreocupadocomo uma criança novamente em um piquenique de verão curtindo o ar livre com as pessoas de quem mais gosto.

    Informações Nutricionais da Melancia

    De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, 1 xícara de melancia (152 g) contém:

    • Calorias: 45,6
    • Gordura: 0,2g
    • Colesterol: 0mg
    • Sódio: 1,52mg
    • Carboidratos: 11,5g
    • Fibra: 0,6g
    • Vitamina C: 12,3mg
    • Potássio: 170mg
    • Cálcio: 10mg
    • Vitamina A: 865 UI
    • Licopeno: 6.890 microgramas

    É bom comer melancia todos os dias?

    Apenas cerca de 10% dos americanos comem as duas xícaras recomendadas de frutas por dia, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

    Por ser pobre em calorias e açúcar, você pode comer com segurança várias porções de melancia todos os dias sem adivinhar qualquer impacto dietético a longo prazo – é melhor para sua saúde alimentar tentar variar os tipos de frutas que você come.

    Frutas diferentes contêm nutrientes diferentes, portanto, comer uma variedade garantirá que seu corpo receba tudo o que precisa.

    A melancia é considerada uma fruta com alto teor de oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, o que significa que contém açúcares de cadeia curta que algumas pessoas têm dificuldade em digerir pode causar inchaço ou desconforto quando consumido em grandes quantidades .

    Pessoas com diabetes ou que precisam contar suas porções de carboidratos também devem prestar atenção à ingestão de melancia, acrescenta ela.

    Comer muita fruta pode introduzir muito açúcar em sua dieta, levando a flutuações de açúcar no sangue, o que pode ser arriscado para pessoas com diabetes.

    Quais são os benefícios para a saúde da melancia?

    A melancia é um pacote naturalmente de baixa caloria, ela contribui com os principais nutrientes antioxidantes que apoiam a prevenção de doenças e o bem-estar geral

    1) É carregado com nutrientes essenciais

    Em apenas 46 calorias por xícara, a melancia dá um soco quando se trata de nutrientes. Ele contém cerca de 15% de suas necessidades diárias de vitamina C, juntamente com uma grande variedade de outras vitaminas e minerais, incluindo potássio e vitamina A e B6, diz Sollid.

    A vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajuda o corpo a absorver o ferro, diz Derocha, enquanto a vitamina A é crucial para a saúde da pele e dos olhos.

    A melancia também é rica em potássio, que reduz a pressão arterial e apoia o funcionamento dos nervos, e vitamina B6, que ajuda o corpo a quebrar as proteínas que você come e também estimula o sistema imunológico e a função nervosa.

    2) Oferece uma grande dose de licopeno

    O licopeno é um composto natural encontrado na melancia e outras frutas e vegetais que possui propriedades antioxidantes. A substância também é o que dá à melancia sua cor vermelha; mas além de sua tonalidade, o licopeno também é bom para você.

    Ela diminui  o risco de câncer, doenças cardíacas e distúrbios oculares relacionados à idade. O licopeno funciona para proteger suas células contra danos.

    3) Melancia ajuda a mantê-lo hidratado

    A melancia é composta por mais de 90% de água.

    A maioria dos adultos não bebe água suficiente, e a hidratação é particularmente importante no verão, quando as temperaturas aumentam e você pode perder líquidos pela transpiração.

    Coma melancia polvilhada com um pouco de sal após um treino ou quando você está suando por um longo período de tempo. A combinação de carboidratos e sal é ideal para repor os eletrólitos perdidos e os estoques de carboidratos.

    4) É ótimo para sua pele

    A água e as vitaminas A, B6 e C da melancia ajudam sua pele a ficar macia, suave e flexível. A vitamina C aumenta a produção de colágeno, o que melhora a elasticidade da pele e o fluxo sanguíneo para a pele.

    E a vitamina A ajuda a reparar as células da pele, prevenindo a pele seca e escamosa, enquanto a vitamina B6 ajuda nas erupções cutâneas.

    O licopeno pode desempenhar um papel na proteção da pele do sol, tornando menos provável que você sofra queimaduras solares.

    Mas isso definitivamente não significa que você deve pular o protetor solar,  é crucial aplicar sua escolha de FPS regularmente.

    5) As sementes e a casca da melancia também são nutritivas

    Ao comer melancia fresca, a maioria das pessoas se apega à carne vermelha ou rosa. Mas você também pode comer a casca e as sementes, pois elas oferecem seus próprios benefícios holísticos para a saúde.

    As sementes de melancia, que podem ser consumidas cruas ou secas, são ricas em magnésio – que desempenha um papel fundamental na produção de energia, função nervosa, síntese de DNA e proteínas, bem como na regulação da pressão arterial.

    Eles também contêm folato, o que pode ajudar no risco de câncer e depressão. As sementes são boas fontes de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que protegem contra ataques cardíacos e derrames e reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue.

     

    Veja também CONHEÇA OS 5 BENEFÍCIOS QUE O MIRTILO OFERECE PARA SUA SAÚDE.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.