Os cachorros, de todas as raças e tamanhos, adoram passear. É o momento em que eles podem gastar a energia acumulada, brincar, explorar os instintos, socializar com outros animais e ainda passar um tempo de qualidade com os responsáveis, fortalecendo o vínculo com quem mais amam.

    Por conta dos vários benefícios para a saúde e bem-estar dos cães, os especialistas recomendam que se passeie com eles pelo menos uma vez ao dia. Mas, para que esse seja um momento agradável, é preciso pensar em tudo para cuidar do seu pet e também na vizinhança, ou seja, alguns cuidados são necessários.

    Antes

    Antes de sair com o seu cachorro, é importante se planejar. De preferência, tente sair nos mesmos horários, para ajudar o animal a criar uma rotina, o que também costuma fazer com que ele tenha um comportamento melhor durante a atividade.

    Mas, se não for possível, pelo menos evite os momentos de sol mais forte, pois eles não possuem glândulas sudoríparas e podem sofrer bastante com essa exposição. Além disso, o chão quente pode queimar as patinhas do seu amigo.

    Também é importante preparar uma bolsinha com alguns itens necessários para o passeio. Por exemplo:

    • uma sacolinha para recolher as fezes;
    • garrafinha de água;
    • uma bolinha ou brinquedinhos para interagir com o animal;
    • ração ou petiscos (para o caso de passeios mais longos).

    Se possível, coloque o animal na coleira alguns minutos antes de sair para que ele se acostume com o adereço. Algumas raças ou animais mais bravos devem passear com focinheira. Se esse for o caso do seu cão, vale a mesma dica da coleira.

    Outro cuidado que deve ser feito antes, tão importante quanto as preparações para sair de fato, é manter a carteira de vacinação do animal sempre atualizada, pois na rua ele estará exposto a agentes externos e a outros pets. Além disso, aplique antipulgas e vermífugos regularmente.

    Durante

    Durante o passeio é recomendado manter o animal na coleira a maior parte do tempo. Você pode soltá-lo num parque ou cachorródromo, mas nunca na rua, onde há risco de acidentes de trânsito. Se o seu cão é agitado ou reativo, aposte em adereços com peitoral, que te dá um maior controle.

    Outra dica fundamental é se manter sempre atento. Tente realmente tirar um tempo para interagir com o seu cachorro, o que, além de fortalecer o vínculo de vocês, vai garantir a segurança dos passeios (tanto para vocês quanto para as outras pessoas que estiverem no ambiente).

    Se estiver calor, procure lugares com sombra, para garantir o conforto térmico do seu animal. Também é interessante fazer pausas e sempre observar se o animal demonstra cansaço, o que quer dizer que é hora de voltar para casa.

    Depois

    Após o passeio, é sempre bom ter alguns cuidados de higiene. Se o animal deitou e rolou na grama ou brincou com terra naquele passeio do parque no final de semana, talvez seja o caso de dar um bom banho antes de entrar em casa. 

    No dia a dia, no entanto, limpar as patinhas pode ser o suficiente. Isso é importante tanto para que ele não traga a sujeira da rua para dentro de casa quanto para prevenir doenças. Algumas dicas:

    • Nunca limpe as patas dos cães com água sanitária ou produtos para limpar a casa, pois eles podem ser tóxicos para o seu pet (que pode lamber e ingerir resquícios);
    • Use água morna e sabonete (ou shampoo) para cachorros;
    • Seque bem com uma toalha.

    Depois de chegar em casa, também é recomendado oferecer água para o animal  e deixar que ele descanse. Oferecer um petisco também pode ser boa ideia para reforçar a positividade do momento.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.