Quando as pessoas vão a uma consulta médica é normal se sentirem nervosas, por isso o atendimento que recebem na clínica onde vão, desde a recepção até a consulta e pós-consulta, é essencial na hora de decidirem sobre seu retorno. 

    Um consultório que oferece um bom atendimento a seus clientes, que são seus pacientes, com certeza consegue expandir seu negócio. Os pacientes hoje procuram por um atendimento humanizado em clínicas médicas, com valores como empatia e entendimento.

    A inclusão de Brindes Personalizados pode ser uma forma de agregar valor ao atendimento, surpreendendo os pacientes e fortalecendo o vínculo entre eles e o consultório.

    Essa é a melhor maneira de fidelizá-los e ampliar ainda mais sua carteira de clientes. Vamos conferir agora 5 dicas de como melhorar o atendimento, que deve ser a base de qualquer consultório: 

    1 – Invista em uma equipe bem qualificada 

    Ter uma equipe funcional é algo que faz diferença na hora de gerir uma clínica. Comece com profissionais que se empenham em seus papéis e sempre buscam evoluir, mas dê também uma oportunidade a eles, invista em treinamentos e cursos diferenciados do mercado, para ser diferenciado da concorrência. 

    Investir em treinamentos não significa apenas cursos da área da saúde para sua equipe médica, invista também nos profissionais que cuidam da organização da clínica, aplique cursos de administração, cursos de recepcionistas, marketing, entre outras áreas. 

    Por exemplo, as secretárias são a primeira linha com que o cliente tem contato, então investir em um curso ou palestras direcionadas para elas seria interessante, a fim de organizar a agenda do consultório de forma mais eficiente e fazendo com que de primeira o paciente se sinta bem vindo. 

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    2 – Tenha uma boa infraestrutura 

    A estrutura do seu consultório é um fator bem importante também para atrair os pacientes. Como se trata de um ambiente relacionado a saúde e bem-estar, todos os aspectos contam, desde a organização até a higienização do lugar. 

    Pense em todos os detalhes: a fachada deve ser sofisticada e bem cuidada, é a primeira coisa que seu cliente vê quando chega para a consulta, pintura lascada ou um jardim mal cuidado podem passar a impressão de descuido. Juntamente, dê atenção a sala de espera, que é onde o paciente vai passar a maior parte do tempo, tenha uma mobília confortável, ar-condicionado, um bebedouro, uma TV, e ainda você pode incluir mais itens de lazer, como revistas. O interior do consultório deve mostrar assepsia e equipamentos modernos, mostrando um diferencial do seu consultório. 

    5 dicas para melhorar o atendimento do seu consultório
    5 dicas para melhorar o atendimento do seu consultório

    3 – Adote um modelo de gestão 

    Padronizar os processos que acontecem no decorrer do dia, como o agendamento de consultas, gestão da lista de espera, organização de documentos e arquivos de pacientes, facilita a execução do trabalho e proporciona um atendimento de qualidade ao cliente. Muitas vezes, pacientes deixam de frequentar clínicas quando há dificuldade para marcar uma consulta ou uma demora demasiada para ser atendido.

    Se os processos do lugar forem bem sequenciados e organizados, isso não acontecerá. E para isso, vale ressaltar novamente o bom treinamento de uma equipe qualificada, contudo é imprescindível que você adote um dos modelos de negócios para clínicas, já que isso o ajudará a manter a estruturação e a ordem dos procedimentos.  

    Ainda, o que pode ajudar muito nesse caminho é a tecnologia. Existem diversos softwares que cuidam da programação da clínica e monitoram seu desempenho, porém mais uma vez sua equipe deve ser incluída, para que tirem o máximo de proveito que um software pode oferecer, e também para que vejam isso como uma ferramenta de ajuda, e não algo apenas para inspecioná-los. 

    4 – Realize pesquisas de satisfação 

    Ouvir o feedback que seus clientes têm a dar com certeza é algo poderoso. Há dois pontos principais em enviar pesquisas de satisfação:

    1. Você faz com que o cliente se sinta importante e ouvido, coisas que tem muito valor nos dias de hoje. Ao perguntar a seu paciente como foi a consulta, o atendimento, o tempo de espera e se ele sentiu-se confortável em sua clínica, você lhe dá voz, como se ele fosse parte da empresa, e é assim que ele se sente.
    2. Além de demonstrar ao paciente que você valoriza a opinião dele, você deve realmente pôr isso em prática. Não desperdice as informações que conseguir, leia e reflita sobre o que seus clientes têm a dizer do seu negócio, você tem em suas mãos os pontos fortes da clínica e aqueles que devem ser melhorados.

    Para aplicar as pesquisas de satisfação você pode deixar folhetos na recepção e pedir para que os pacientes os preencham em sua saída. Você também pode esperar alguns dias depois de sua consulta e mandar via email ou SMS, fazendo com que os pacientes se sintam lembrados. 

    5 – Invista em ações pós-venda 

    É frequente a negligência de ações pós-venda na área da saúde, dificilmente as pessoas encontram um lugar que disponibilize esse serviço, então se sua clínica investir no bem estar do paciente após a consulta ou exame, com certeza terá um grande diferencial. 

    Uma das principais ações pós-venda é a pesquisa de satisfação, como já falado anteriormente, ela faz com que o paciente se sinta importante e lembrado, fazendo com ele também se lembre da sua clínica. 

    Investir em ações pós-venda, incluindo a utilização de Brindes Personalizados, é uma forma de cuidar do relacionamento com os pacientes, demonstrando preocupação e oferecendo um serviço completo e diferenciado. Isso contribui para a fidelização dos pacientes e fortalece a reputação da sua clínica no mercado.

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.