Nem sempre é fácil decorar um ambiente. Muitos fatores devem ser considerados, como a metragem, a cor da parede, os móveis e os artigos decorativos. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher as peças que irão formar a identidade do espaço. 

    As poltronas são elementos versáteis, que podem trazer elegância para diferentes cômodos. Mas para garantir a harmonia entre a peça e o espaço, é aconselhável conhecer os diferentes estilos e modelos para tomar uma decisão alinhada à proposta decorativa. 

    A escolha certa da poltrona contribui para trazer mais aconchego para os ambientes, como sala, quarto e escritórios. As variedades de cor e textura disponíveis no mercado ajudam a dar o charme e a expressar a personalidade da casa.

    Estilo de poltrona para cada tipo de ambiente

    Para saber qual poltrona usar em um determinado espaço da casa, o estilo do móvel também deve ser analisado.

    Sala 

    Na sala, as poltronas trazem elegância. A combinação com o sofá pode deixar o ambiente mais amplo e aconchegante para receber visitas. Além disso, complementos com almofadas, tapetes e cortinas costumam valorizar ainda mais o cômodo. 

    Geralmente, na compra da peça para a sala de estar, a estética não é o critério principal. Nesse contexto, a funcionalidade ganha destaque, sendo prioridade a busca por conforto, suporte, segurança e durabilidade. 

    Varanda 

    Em ambientes abertos, as poltronas podem trazer um visual sofisticado e acolhedor. É possível sair do convencional e apostar em estilos mais modernos, como os modelos suspensos. Uma dica é brincar com as estampas, texturas e cores para trazer personalidade ao recinto. 

    Outro aspecto a ser considerado é o material da peça decorativa, uma vez que precisará ser resistente às mudanças climáticas. A recomendação é investir em tecidos impermeáveis, madeira ou fibras sintéticas. 

    Quarto 

    As poltronas proporcionam uma experiência ainda mais relaxante para o quarto. Além de agregar requinte à decoração, a peça é bastante funcional, podendo ser usada como um espaço confortável para leitura, apoio para calçar os sapatos e um cantinho aconchegante para a amamentação.

    Dessa forma, a orientação é optar por modelos com almofadas e encostos macios, que tenham o revestimento confortável e também sejam fáceis de limpar. Outra dica é optar por aquelas que já venham com o puff para o apoio dos pés.

    Escritório 

    Com a popularidade do modelo de trabalho home office, é comum que as pessoas tenham uma área em casa reservada para o escritório. Nesse ambiente, o conforto pode ser um aliado à produtividade. Com a ergonomia adequada, as poltronas oferecem suporte para a coluna e deixam o corpo alinhado durante a jornada de trabalho. 

    Benefícios que as poltronas trazem ao espaço

    Além de artigos decorativos, as poltronas são peças funcionais e, por isso, podem conferir vantagens para cada espaço da casa. 

    Melhor aproveitamento do espaço 

    Em lugares amplos, as poltronas são opções para preencher o espaço com sutileza e equilíbrio. Em ambientes com cores neutras ou poucos móveis, ajudam a trazer presença para o espaço. Porém, é importante que a circulação pelo local mantenha-se fluida. Por isso, é importante tomar cuidado para que o móvel não bloqueie a passagem. 

    Maior conforto 

    As poltronas são projetadas para oferecer comodidade a quem as utiliza. No geral, têm textura macia, apoio para os braços e pés e podem ser reclináveis, ajustando-se às posições mais confortáveis. Dessa forma, o item pode deixar o ambiente mais convidativo e relaxante para passar o tempo com qualidade. 

    Mais sofisticação 

    Há poltronas de diferentes estilos e design. Os modelos mais modernos podem trazer um toque de sofisticação ao ambiente, com detalhes refinados e materiais resistentes, características que as tornam itens luxuosos. Além disso, as cores e texturas podem ajudar a realçar a beleza do espaço, deixando-a mais elegante.

    Dicas para acertar nas cores da poltrona 

    A cor da poltrona também pode causar dúvidas, mas para isso basta lembrar que os tons quentes trazem alegria e vivacidade ao espaço, enquanto as tonalidades frias refletem calma e tranquilidade. 

    A recomendação é analisar o ambiente onde a poltrona será inserida como um todo, para garantir harmonia. Nesse sentido, a peça não deve ser vista como um item à parte, mas sim, como um complemento dos outros artigos decorativos. 

    Em alguns casos, a mistura de cores pode ser interessante. Por exemplo, um sofá com cores neutras e uma poltrona em cor vibrante é uma forma de destacar a peça. Além disso, dependendo da proposta do ambiente, é possível investir em estofados com estampas, sem pesar a decoração.

    Share.