Aprender a como decorar cantos pequenos é essencial para que você possa aproveitar todos os espaços em seu imóvel.

    Em um mundo nos quais apartamentos, principalmente, mas também casas são cada vez menores, com tamanhos reduzidos, é fundamental conseguir explorar ao máximo cada ambiente.

    A tendência é que com o aumento dos preços e com cada vez menos terrenos disponíveis, à medida que a população cresce, os imóveis fiquem menores e você precise “se virar” para deixá-lo com a sua cara mesmo com pouca metragem.

    Pensando em auxiliá-lo nesse objetivo, resolvemos trazer este conteúdo com algumas dicas importantes sobre decorar cantos pequenos da melhor forma possível.

    Você vai ver como as dicas são simples, mas os resultados obtidos são verdadeiramente incríveis.

    Para conhecer essas dicas, não deixe de ler este artigo completo até o fim!

    Sempre escolha móveis menores e que sejam mais leves

    Quando você tem cantos pequenos em seu imóvel, não há nada pior do que comprar móveis muito grandes e pesados.

    Além da ocupação de espaço que é muito maior, este tipo de móvel ainda afeta diretamente a circulação do ambiente e não possuem qualquer harmonia dentro de um cômodo mais compacto, seja uma sala, uma varanda ou um quarto.

    A dica então é que você sempre invista em móveis menores e que tenham desenhos mais simples, e apesar disso, eles vão impactar positivamente bastante no seu apartamento ou casa de metragem reduzida.

    Aposte sempre em cores claras para decorar

    Uma outra dica de ouro para quem quer decorar cantos pequenos de modo eficaz é apostar primariamente nas cores claras.

    Seja para pintar as paredes desse espaço ou mesmo na hora de comprar móveis, escolher as cores claras é sempre a melhor opção, pois eles ajudam a trazer uma maior sensação de amplitude a qualquer ambiente.

    Isso significa, por outro lado, que você deve evitar cores escuras e fechadas, pois elas vão acabar gerando uma sensação de que o espaço é bem menor do que a realidade, trazendo um resultado negativo final.

    A dica é escolher cores como branco, cinza claro, bege, azul claro ou verde claro, por exemplo, que vão ajudar a melhorar a sensação de espaço do local.

    Os espelhos ajudam bastante na decoração de cantos pequenos

    Os espelhos são elementos muito importantes na decoração de cantos pequenos porque assim como as cores claras, eles geram um impacto positivo na sensação de amplitude de um espaço.

    Além disso, eles ainda trazem uma sensação de continuidade do ambiente, para que ele possa parecer bem maior do que é verdadeiramente.

    As dicas aqui são que você opte por usar móveis espelhados, que vão contribuir de duas formas para o espaço, ou ainda que use as peças penduradas nas paredes, sendo que essa opção é também muito eficaz pela variedade de locais para instalar esses espelhos.

    Portanto, use esse elemento coringa para disfarçar o espaço pequeno que você tem naquele ambiente e faça bom proveito dele!

    Utilize as plantas como decoração no ambiente pequeno

    Hoje em dia, as plantas viraram elementos quase obrigatórios em imóveis, principalmente no caso de apartamentos, como uma forma a mais de decoração.

    Sendo assim, elas também podem ser aplicadas para decorar cantos pequenos porque ajudam a trazer uma impressão de maior amplitude nesses espaços.

    Fora isso, ainda conta a favor do uso de plantas na sua decoração a sensação de frescor e de leveza proporcionada por elas, então vale muito a pena comprar alguns e colocar nesses ambientes.

    O melhor de tudo é que há várias formas pelas quais você pode usar as plantas na decoração do espaço pequeno, ajudando a tornar mais eficaz a sua aplicação.

    Afinal, você pode pendurá-las em ganchos vindos do teto ou mesmo sobre nichos instalados nas paredes, por exemplo, criando assim o seu próprio jardim vertical.

    Essa é uma ótima forma de driblar a falta de espaço para colocar os vasos no chão, entre outras mais.

    Faça uso das paredes a seu favor

    Por falar em plantas nas paredes com um jardim vertical, a dica seguinte tem a ver com isso: você pode fazer uso das paredes para aproveitar ao máximo o espaço reduzido.

    Com isso, você vai tirar qualquer coisa que esteja em seu caminho, deixando-as penduradas, como no caso de TVs, de porta-retratos e as próprias plantas.

    A dica é que você instale nichos, prateleiras e cabideiros nas paredes do seu imóvel para otimizar o pouco espaço que tem disponível.

    Faça uso dos objetos metálicos para aumentar o espaço visual

    Os objetos metálicos têm uma similaridade com os espelhos ao ajudarem a deixar o espaço com uma sensação de amplitude.

    Isso porque eles ajudam na criação de pontos de luz pelo espaço reduzido e são importantes para clarear o local, ainda que eles sejam pequenos, como é o caso de caixas decorativas feitas com aço inox.

    Vale a dica aqui de espalhá-los por todo o ambiente para que, dessa forma, seja possível obter o máximo de pontos de luz e de luminosidade para aumentar a sensação de amplitude.

    Use uma decoração inteligente para cantos pequenos

    Para finalizar, faça uso de adesivos ou de quadros decorativos que sejam do seu estilo em uma decoração inteligente, para aumentar a sensação de amplitude de um ambiente pequeno.

    Caso você não saiba exatamente como colocar essa ideia em prática, a dica é que conte com o auxílio de um design de interiores para que o resultado final seja exatamente aquele esperado.

    Conclusão

    Como você pode ver aqui no texto, aprender a como decorar cantos pequenos vai fazer uma grande diferença para deixar seu imóvel mais lindo, não importa qual seja o tamanho da metragem dele. 

    Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas práticas e muito simples sobre como fazer a decoração desses ambientes da melhor forma usando objetos do dia a dia, como quadros e espelhos, e também as plantas e as cores claras nas paredes.

    O que você achou do nosso artigo falando sobre como decorar os cantos pequenos do seu imóvel?

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.