É fato que a violência está cada vez maior em nosso país, especialmente nos grandes centros. Nesse sentido, motoristas buscam formas de garantir a própria segurança no trânsito, visto que esse é um dos momentos mais perigosos. Portanto, uma solução que vem sendo cada vez mais utilizada e procurada no mercado automotivo é a blindagem de carros. No entanto, ainda que esteja recebendo cada vez mais destaque, é comum surgir algumas dúvidas sobre o assunto. Então, pensando em te ajudar, no post de hoje vamos falar mais sobre a blindagem veicular e se realmente vale a pena ter um carro blindado. Vamos lá?
O que é um carro blindado?
Se você ainda não sabe, um carro blindado é aquele que possui um reforço com camadas de aço, com a finalidade de proteger quem está dentro do automóvel de perigos externos, como armas de fogo, pedras, fuzis e metralhadoras. Inclusive, em blindagens ainda mais reforçadas para casos específicos, os veículos podem ser protegidos de granadas e ataques aéreos.
Vale lembrar que não existe somente um tipo de blindagem, com diferentes níveis, desde o mais básico, responsável por proteger de ataques de pedras, ferros e armas de calibres menores, até o nível mais reforçado (nível V), disponibilizado somente para as Forças Armadas.
Ainda que tenha a mesma aparência que um veículo comum, a blindagem costuma deixar o carro mais pesado, podendo variar entre 100 a 200 quilos a mais.
Num primeiro momento, qualquer carro pode passar pelo processo de blindagem, mas é importante analisar minuciosamente cada um antes de dar uma certeza. Isso porque, automóveis menores ou com motores de 1.0 podem não ser adequados, visto que o peso adquirido não irá compensar a usabilidade. Isso porque, ele vai ficar extremamente pesado e ainda mais lento.
Quais as vantagens e desvantagens de um carro blindado?
Assim como tudo na vida, ter um carro blindado tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, você deve analisar todo o contexto e colocar na balança para garantir uma decisão adequada. Para isso, confira abaixo quais são os pontos positivos e negativos de ter um carro blindado:
Vantagens
Uma das principais vantagens em investir em um carro blindado é a maior segurança contra possíveis ataques, pois a lataria não será tão prejudicada. Além disso, é impossível não citar a segurança dos passageiros, pois as pessoas dentro do veículo se mantêm seguras contra armas de fogo, por exemplo.
Sendo assim, um dos maiores motivos de realizar a blindagem veicular é garantir a proteção dos usuários do automóvel. Nesse sentido, quem tem medo de ser atacado por arma ou assaltado, esse investimento será bastante útil, promovendo maior sensação de bem-estar e qualidade de vida.
Desvantagens
No entanto, não podemos deixar de falar sobre as desvantagens de um carro blindado. A primeira é que se optar por comprar um carro blindado novo, irá pagar mais que o dobro do valor do automóvel sem esse procedimento.
Por outro lado, se já tem um carro normal e decide blindá-lo, poderá enfrentar certas dificuldades, sendo que a burocracia é uma das principais. Isso porque, dependendo da blindagem, como a do nível IV, será necessário entrar com um pedido na justiça justificando os motivos. Depois disso, o pedido é passado pelo Exército, Forças Armadas e outros órgãos, o que pode levar um bom tempo.
Além disso, esse não é um serviço simples e barato. Afinal, não são todos os lugares que estão autorizados a realizarem esse tipo de trabalho. Portanto, será necessário pesquisar uma empresa que tenha a permissão para fazer a blindagem. Justamente por isso e pela proteção oferecida, o procedimento possui valor relativamente alto, podendo custar, no mínimo, 50 mil reais.
Outra desvantagem que precisa ser considerada é que a manutenção desse tipo de veículo costuma ser mais cara. Inclusive, se você bater o carro ou se envolver em um acidente, o valor pode ficar em torno de 20% a mais que o de um carro comum.
Por fim, não é tão simples revender esse tipo de carro, pois o proprietário não consegue incluir o valor da blindagem na venda.
Vale a pena ter um carro blindado?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que a blindagem veicular não é um processo simples ou barato. Sendo assim, é importante deixar claro que somente o dono do automóvel pode dizer se o procedimento vale a pena, pois tudo depende da realidade de cada um. Por exemplo, se a segurança é um fator extremamente importante em seu dia a dia, ou se a cidade em que mora é violenta, com certeza o carro blindado vale a pena.
Por outro lado, se a região que você vive é segura e você não está disposto a gastar mais dinheiro com a manutenção do veículo, a blindagem não será tão interessante. Sendo assim, coloque na balança as vantagens e desvantagens para tomar a melhor decisão para sua realidade.