Você já se perguntou sobre o que faz um advogado empresarial? Se você pretende seguir carreira, é bem provável que queira entender a respeito de todos os detalhes do assunto.

    Fora isso, também pode acontecer de você querer saber o que faz um advogado empresarial para saber se esse é o profissional mais adequado a lidar com o seu problema.

    Então, se você quer entender melhor sobre o que faz um advogado empresarial, é só continuar neste artigo que iremos falar a respeito de todos os principais detalhes.

    O que faz um advogado empresarial?

    A verdade é que um advogado empresarial é capaz de realizar uma série de funções, uma vez que ele tem diversas capacidades.

    Mas, para poder otimizar e melhorar ainda mais os trabalhos, é possível contar com a ajuda da bcompany, uma vez que oferece softwares para deixar o trabalho um pouco mais fluido.

    Agora, falando mais especificamente sobre o que faz um advogado empresarial, citamos:

    Consultoria na abertura de empresas e sociedades

    Todos os advogados que trabalham nesta área do direito são capazes de fazer a mediação entre empresas, colaboradores e consumidores do mercado.

    Inclusive, existe uma grande demanda desse tipo de advogado, haja vista que a sua função é de grande importância para empresas de qualquer tamanho.

    Uma das principais funções desse tipo de advogado é o fato de poder fazer a consultoria na abertura e fusão de empresas.

    Além do mais, ainda é possível agir na formação, recuperação ou extinção de sociedades. Esse profissional ainda pode orientar os empresárias a respeito dos diferentes tipos de sociedades, bem como contribuir para as relações entre sócios e acionistas.

    Consultoria e defesa do direito do consumidor

    Esse profissional faz uma série de consultorias, sendo que uma delas é especializada no Direito do Consumidor.

    Nesse caso, a sua principal função é ser um tipo de mediador nas relações de compra e venda entre o fornecedor e o comprador.

    Além do mais, devemos informar que esse profissional é o responsável por defender tanto os interesses dos consumidores quanto o de fornecedores também.

    Ao falar sobre o que faz um advogado empresarial, devemos citar que a sua atuação é bastante ampla, já que não se limita apenas às empresas.

    Consultoria de contratos trabalhistas

    O profissional ainda pode ter a função de mediar contratos entre funcionários e empresas. Nesse caso, o advogado deve ser especialista em Direito do Trabalho, onde atua representando empregados e empregadores.

    Sendo assim, muito além do que apenas defender os interesses do seu cliente no caso de algum conflito judicial, o advogado trabalhista pode atuar como um consultor em uma empresa.

    Dessa forma, ele também tem o objetivo de garantir o cumprimento de direitos trabalhistas dentro das empresas.

    Assessoria tributária em empresas

    Fato é que todas as empresas possuem os seus deveres, sendo um deles o pagamento de impostos aos órgãos públicos.

    Dessa forma, acaba que as organizações precisam ter assessores que possam administrar os seus tributos. Isso também é competência de um advogado empresarial.

    O advogado é capaz de ajudar empresas por meio de um planejamento tributário, o qual é fundamental até mesmo para que as empresas possam reduzir os seus gastos financeiros, além de optar por regimes que sejam mais vantajosos.

    Registro de propriedades intelectuais

    Outra função que também é do advogado empresarial diz respeito ao registro de marcas e patentes, as quais são consideradas de propriedade intelectual.

    Essa é a área do direito capaz de garantir aos criadores e autores de alguma invenção intelectual, todo o direito de comercializar as suas propriedades.

    Já pensou o problema que seria se alguém começasse a vender os produtos que você criou? Para evitar esse problema, o advogado empresarial acaba se tornando vital.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.