O mundo está em constante mudança e as profissões do futuro são um reflexo disso. 

    Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização da economia, muitas profissões tradicionais estão sendo substituídas por novas ocupações que exigem habilidades e competências diferentes.

    Para se preparar para o futuro, é importante ficar atento às tendências de mercado e identificar quais são as profissões que têm maior perspectiva de crescimento nos próximos anos. 

    Neste artigo, vamos explorar algumas das principais profissões do futuro, incluindo aquelas relacionadas à tecnologia, marketing e indústrias emergentes. 

    Vamos também discutir as competências que os profissionais devem desenvolver para se destacar em sua área de atuação.

    Quais são as profissões do futuro para 2030?

    Muito se fala sobre as tendências de mercado para os próximos anos.

    Antes de listar as principais profissões com maior perspectiva para o futuro, deve-se destacar a necessidade de cada profissional trabalhar competências comportamentais e soft skills para conseguir ter destaque seja qual for a sua área de atuação.

    Análise de dados

    Com o crescente volume de informações geradas pelas empresas e consumidores, a análise de dados tem se tornado cada vez mais importante para tomar decisões estratégicas e aproveitar oportunidades de negócio. 

    Profissionais que trabalham com análise de dados e áreas relacionadas como Business Intelligence, gestão de dados, banco de dados, data lakes e cloud computing têm muito potencial para se destacar em 2030.

    Desenvolvedores de software

    Outra profissão com muito potencial para o futuro é a de desenvolvedores de software. 

    Com a crescente demanda por aplicativos e sistemas que facilitem a vida das pessoas e das empresas, profissionais que dominam linguagens de programação como Java Script, Python, front end e back end têm muitas oportunidades para se destacar em 2030.

    Profissionais de marketing e publicidade

    Ainda no campo das tecnologias, profissionais que trabalham com marketing e publicidade, seja como contratado ou empreendendo tem se dado bem nos últimos anos.

    E o motivo é simples, são inúmeras possibilidades, que variam de cargos à áreas de expertise, tornando uma das carreiras em alta no momento.

    Como exemplo, o Marketing de Influência aliado a afiliação com grandes empresas têm sido responsável pelo crescimento de vários players ao redor do país.

    Para ingressar neste mercado é importante escolher um nicho que aborda um tema que está em alta, para que você possa construir sua influência e recomendar produtos e serviços de terceiros.

    Atualmente o mercado de apostas esportivas está crescendo com grande velocidade no país, e as principais casas de apostas com presença no Brasil como a Bet365, Betfair e Jogo do Bicho, já oferecem seus programas de afiliados com comissões por novo cliente recomendado.

    A afiliação é atribuída aos profissionais de acordo com o bônus de boas vindas oferecido no respectivo canal de distribuição.

    Conclusão

    As profissões do futuro dificilmente não estarão atreladas a Vendas, Marketing, Dados e TI.

    Independente do caminho que você escolher percorrer, é importante estar antenado ao mercado para conseguir encontrar um nicho ou uma indústria que tenha potencial para representar parte do nosso futuro.

    Além disso, é importante se atentar também às soft skills das quais a tendência é se manterem cada vez mais valorizadas junto ao contato e relacionamento humanizado.

    E ai, gostou do conteúdo? Comente aqui onde você se imagina em 2030!

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.