As organizações que entendem como detectar ameaças e incluem medidas e controles preventivos de segurança, bem como soluções proativas e estratégias completas, podem atender melhor aos problemas de segurança que enfrentam em ambientes digitais modernos. Vamos discutir os diferentes tipos de riscos digitais que você deve estar atento e como você pode usar essas informações para obter um ROI positivo.

    Tipos de riscos digitais

    Os riscos digitais estão aumentando no mundo dos negócios devido à rápida adoção de novas tecnologias disruptivas. Esses riscos são vistos em vários setores e são mais difundidos do que os riscos de segurança cibernética. Em uma escala mais ampla, os riscos digitais podem ser classificados em riscos físicos, técnicos e administrativos.

    Os riscos a seguir são os mais prevalentes no mundo digital de hoje e devem ser tratados como principais prioridades para mitigar seus negócios:

    • Risco de segurança cibernética: os ataques cibernéticos continuam a evoluir à medida que as empresas se tornam mais orientadas pela tecnologia. Ataques como ransomware, DDoS, etc., podem atrapalhar a normalidade de qualquer negócio.
    • Risco de privacidade de dados: à medida que avançamos para uma economia baseada no conhecimento, os dados se tornaram a mercadoria mais valiosa do mundo. Isso resultou em hackers visando dados críticos de negócios e usando-os indevidamente para ganho pessoal.
    • Risco de conformidade: as empresas precisam aderir a vários regulamentos relativos à privacidade de dados, segurança cibernética, padrões organizacionais de prática, etc. Qualquer violação pode atrair pesadas multas e penalidades para uma empresa.
    • Risco de terceiros: quando você terceiriza determinados serviços para terceiros, isso pode comprometer a segurança de sua infraestrutura de TI. Por exemplo, uma ferramenta de software que você desenvolve com um fornecedor externo pode apresentar algumas vulnerabilidades ao seu ambiente digital intacto.
    • Risco de resiliência: refere-se à capacidade de uma empresa de se recuperar e continuar as operações após um desastre inesperado.
    • Riscos devido a erros humanos: Em 2021, 85% das violações de dados envolveram algum elemento humano. Seja caindo em golpes de phishing, preenchimento de credenciais ou uso indevido de dispositivos de trabalho, os erros humanos podem ser bastante caros para as organizações se não forem verificados.
    • Riscos de automação: embora a automação esteja reformulando o setor de tecnologia para melhor, ela também pode dar origem a uma série de riscos, como riscos de compatibilidade, riscos de governança e muito mais.
    • Riscos de armazenamento em nuvem: A flexibilidade, facilidade de uso e acessibilidade oferecidas pela nuvem a tornam uma das opções mais populares para backup e armazenamento. No entanto, a nuvem também é propensa a vários riscos, como falta de controle sobre os dados, vazamento de dados, privacidade de dados, servidores compartilhados e muito mais.

    Por que a avaliação de riscos é fundamental no gerenciamento de riscos digitais

    A melhor maneira de começar a gerenciar seus riscos digitais é realizando avaliações abrangentes de riscos de segurança regularmente. Afinal, como você saberia quais são suas vulnerabilidades ou lacunas atuais e onde estão seus maiores desafios de segurança sem um exame “abaixo da pele”?

    Com uma avaliação de risco, você pode medir sua postura de segurança em relação a várias ameaças internas e digitais e determinar o quão equipado você está para lidar com esses riscos. Ao realizar uma avaliação de risco de segurança, você pode proativamente:

    • Identificar vulnerabilidades: uma avaliação de risco ajuda a identificar qual parte do seu ambiente digital é relativamente fraca contra várias ameaças de segurança. Você pode identificar quais sistemas provavelmente serão alvos de invasores e incorporar medidas para fortalecer esses sistemas. Sem as informações apresentadas pelo seu relatório de avaliação de risco, você não tem muita chance de melhorar sua postura de segurança digital contra várias vulnerabilidades.
    • Revise e reforce os controles de segurança: Na maioria dos casos, os incidentes de segurança ocorrem devido à falta de controles no processo. Por exemplo, sem treinamento adequado de conscientização sobre segurança cibernética e treinamento de melhores práticas, é improvável que os funcionários sigam os protocolos de segurança por conta própria, o que pode resultar em perdas devido a erros humanos. Com base na avaliação de risco, você pode atualizar seus títulos e incorporar medidas preventivas contra diversos riscos.
    • Rastreie e quantifique os riscos: Para gerenciar vários riscos com eficiência, você precisa conhecer seus efeitos em seus negócios. Com uma avaliação de risco, você pode quantificar esses riscos identificando as perdas potenciais representadas por várias ameaças. Isso ajuda a incorporar as estratégias de mitigação de risco necessárias para evitar a exposição.

    O valor da avaliação de risco

    Os orçamentos de TI e segurança geralmente são difíceis de explicar ao gerenciamento. Todos entendem as consequências de não investir nas medidas de segurança corretas. No entanto, não é tão fácil ou simples definir um valor exato de ROI em investimentos em segurança. O valor da avaliação de risco é baseado em como você escolhe agir com as informações que obtém desses relatórios.

    Nesse cenário, a verdadeira questão é – qual o custo de não fazer esse investimento? Vamos considerar uma grande violação de dados, por exemplo. É sempre sobre o que você pode perder após uma violação. Se sua empresa está lidando com dados valiosos de clientes, uma violação de dados pode resultar em perdas financeiras irrecuperáveis, bem como danos à reputação. Além disso, isso também pode resultar em não conformidade regulatória e atrair penalidades pesadas de vários reguladores. Nesses casos, reviver um negócio após um grande desastre pode ser quase impossível.

    Aqui, o custo do investimento em soluções de segurança e seguro cibernético é insignificante, pois diz respeito à sobrevivência do negócio. Você pode não conseguir medir o ROI exato dos airbags do seu carro, mas isso não significa que sua sobrevivência não dependa deles. Da mesma forma, as informações e insights obtidos com as análises de risco de rotina são essenciais para a operação, a postura de resiliência e o sucesso de longo prazo do seu negócio.

    Avalie seus riscos da maneira certa

    Monitorar e gerenciar seus riscos de segurança digital é um processo contínuo que deve ser feito regularmente e deve fazer parte de sua estratégia operacional contínua.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.