benefícios do ciclismo

    Não importa se você é um ciclista ávido, gosta de aulas de spin, usa sua bicicleta para se locomover pela cidade ou simplesmente sobe em uma bicicleta ergométrica para aquecer e esfriar – há muitas razões para amar o ciclismo.

    De baixo impacto e ótimo para qualquer nível de condicionamento físico, para melhorar sua saúde cardiovascular e condicionamento físico geral, os benefícios do ciclismo podem ter um impacto de roda (ha!) em seu bem-estar. Pronto para começar a girar?

    É perfeito para qualquer nível de condicionamento físico

    Alguns estilos de treino exigem um nível mais alto de condicionamento físico, mobilidade, força ou coordenação para começar, mas o ciclismo é uma ótima opção para a maioria das pessoas!

    A intensidade está completamente em suas mãos, então se você é um iniciante, voltando de uma pausa, ou simplesmente quer algo que não seja muito extenuante, você pode ajustar para se adequar a você.

    Procurando um desafio? Pedale mais rápido, experimente o treino intervalado com sprints de ciclismo ou adicione subidas de montanha ao seu passeio (com uma subida real se você estiver ao ar livre ou aumentando a resistência em uma bicicleta ergométrica). Andar de bicicleta é uma ótima maneira de melhorar sua forma física a partir de qualquer ponto de partida.

    Benefícios do ciclismo

    É baixo impacto

    Treinamentos de alto impacto como corrida e pliometria (movimentos que envolvem saltos) definitivamente não são para todos. Algumas pessoas acham que o treinamento de alto impacto sobrecarrega demais as articulações e também pode ser mais arriscado se você estiver voltando de uma lesão.

    Com o ciclismo, há pouco ou nenhum impacto, o que significa que suas articulações ficarão mais felizes e o risco de lesões também será reduzido. Baixo impacto não significa que não pode ser de alta intensidade! Andar de bicicleta pode definitivamente ser um treino duro e suado.

    Ele permite que você construa seu condicionamento físico e cuide da sua saúde

    Ao estimular o coração e os pulmões, dar uma volta promove o condicionamento cardiovascular e a resistência e pode reduzir o risco de doenças.

    Um estudo de 2016 publicado no Journal of the American Heart Association também analisou os efeitos do ciclismo para trabalhar na saúde cardiovascular.

    Eles estudaram mais de 20.000 homens e mulheres suecos ao longo de 10 anos e suas descobertas sugerem que andar de bicicleta para o trabalho reduz os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão, obesidade, hipertrigliceridemia e intolerância à glicose.

    Talvez este possa ser o ano em que você começa a andar de bicicleta para o trabalho!

    Aumenta a força e resistência muscular

    Se construir músculos é seu objetivo principal, talvez seja melhor fazer um programa que envolva mais treinamento de força, mas o ciclismo definitivamente pode ajudar, desde que você esteja se desafiando.

    Para trabalhar mais os músculos ao pedalar ao ar livre, encontre uma colina para subir ou pedale em uma marcha mais alta. Para um desafio em uma bicicleta ergométrica, aumente a resistência!

    Você também pode se levantar do assento para realmente sentir a queimadura. Passeios longos são ótimos para aumentar a resistência muscular, enquanto o treinamento intervalado pode ajudar a aumentar a potência explosiva.

    Se você estiver em uma academia e quiser REALMENTE aumentar a intensidade com uma explosão de corpo inteiro, pergunte se eles têm uma bicicleta de assalto.

    Durante qualquer pedalada, você deve sentir a parte inferior do corpo engatada enquanto pedala (como panturrilhas, glúteos, quadríceps e isquiotibiais), bem como o núcleo para estabilidade e a parte superior do corpo, se estiver segurando o guidão.

    Promove uma melhor gestão do stress e saúde mental

    Por muitos anos, pesquisas indicaram que o exercício regular pode ajudar a reduzir o estresse, ajudando a melhorar a saúde mental, a autoestima e a função cognitiva.

    Às vezes, quando estamos estressados ​​ou desanimados, o exercício é a última coisa que sentimos vontade de fazer, mas andar de bicicleta pode ser uma maneira rápida de obter as endorfinas bombeando e um pouco de ar fresco em seu sistema!

    Pode levar a mais qualidade zzz…

    De acordo com a John Hopkins Medicine, atividade física como andar de bicicleta pode ajudá-lo a adormecer mais rápido. Você pode descobrir que a qualidade do seu sono também melhora! Apenas esteja atento ao fato de que se exercitar perto da hora de dormir pode perturbar os padrões de sono de algumas pessoas, então ouça seu corpo para descobrir o que funciona melhor para você.

    Pode poupar tempo, dinheiro e o planeta

    Ir de A a B em sua bicicleta é uma ótima maneira de reduzir sua pegada ambiental, pois as bicicletas não liberam emissões nocivas.

    Se você optar por viajar de bicicleta, provavelmente economizará algum dinheiro que gastaria em gasolina, transporte público, Ubers ou estacionamento – lembre-se de levar um cadeado seguro para bicicletas, use bicicletários sempre que possível e você está longe rindo!

    Andar de bicicleta também pode ser uma maneira de tornar seu trajeto mais agradável, aumentar a quantidade de exercícios acidentais que você faz todos os dias e passar menos tempo sentado no trânsito. Ganha-ganha

    Incentiva a amizade e a comunidade

    Se você prefere andar de bicicleta ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica, as comunidades de ciclismo estão em toda parte.

    Tente se juntar a um grupo de ciclismo local ou verifique se a academia local tem aulas de spin. A diversão que você terá como parte de um grupo também pode fazer maravilhas para seu humor e saúde mental, e quem sabe, você pode até encontrar um novo companheiro de treino.

    Ele pode permitir que você descubra novos lugares

    Ficando um pouco cansado de suas mesmas rotas de corrida e caminhada? Suba em uma bicicleta! Andar de bicicleta permite que você vá mais longe, mais rápido, tornando-se uma ótima maneira de explorar mais o seu bairro e experimentar uma mudança de cenário sem precisar se exercitar por longos períodos. É também uma forma divertida de explorar uma nova cidade quando estiver de férias!

    Pronto para andar ao ar livre? Dicas para segurança e conforto

      • Se você estiver pedalando ao ar livre, é mais seguro manter as ciclovias e caminhos designados
      • Antes de ir, certifique-se de que ambos os pneus estão bombeados e os freios funcionam.
      • Use luzes dianteiras e traseiras se você planeja andar de bicicleta quando estiver escuro (algum equipamento de alta visibilidade também é uma ótima opção para segurança).
      • Sempre use um capacete que se ajuste bem à sua cabeça e fique preso embaixo do queixo.
      • Certifique-se de que o assento está na altura certa para você (suas pernas só devem ter uma ligeira curvatura quando na extensão total da rotação do pedal).
      • Você também pode comprar um assento com acolchoamento extra se for desconfortável em seus glúteos, meias de ciclismo acolchoadas são ótimas para passeios longos e luvas de ciclismo podem proteger suas mãos.
      • Sempre verifique ao seu redor antes de fazer qualquer curva, e é melhor indicar apontando com a mão.

    Fique ligado e Saiba dicas de como manter uma rotina de exercícios

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.