exemplo de armário cápsula

    Você já ouviu falar do armário cápsula? Definitivamente, não é apenas uma coisa milenar, mas também algo que todos podemos exigir. Você pode pensar nisso como uma ideia de mudança de vida!

    Para entender melhor o que é e como criar um guarda-roupa cápsula do zero, continue lendo para encontrar algumas dicas privilegiadas que consegui descobrir.

    O que é um armário cápsula?

    Um guarda-roupa cápsula refere-se a um guarda-roupa pequeno e funcional, repleto apenas de itens que você realmente precisa.

    Cada peça de roupa deve ser um valor agregado, e você não deve adicionar roupas que não usará.

    Este tipo de guarda-roupa começa com o princípio de misturar e combinar, e deve se encaixar bem no seu estilo e personalidade, sem sobrecarregar você (ou seu armário!).

    Idealmente, um guarda-roupa cápsula possui entre 20 e 37 itens de vestuário. O objetivo é se livrar de qualquer coisa que você está guardando só porque “pode chegar um dia em que eu finalmente decida usá-lo!”.

    Ter apenas itens e acessórios necessários em seu guarda-roupa facilita a criação de estilos únicos e atraentes.

    Quais são as vantagens de projetar um guarda-roupa cápsula?

    Várias coisas boas podem derivar de ter um guarda-roupa cápsula. Esses incluem:

    • Você terá que lavar menos roupa;
    • Você terá mais tempo, pois gastará menos tentando decidir o que vestir;
    • Você economizará dinheiro e espaço;
    • Você terá apenas roupas que se encaixam perfeitamente em você.

    Como criar um guarda-roupa cápsula perfeito para você

    Se você está convencido disso, veja como você mesmo pode criar um guarda-roupa cápsula. As dicas a seguir ajudarão você a se livrar da desordem e de itens não utilizados, tornando sua vida (ou pelo menos seu estilo) melhor!

    1. Defina seu estilo pessoal

    O primeiro passo para criar um guarda-roupa cápsula é avaliar seu estilo. Pense no que você mais gosta de usar e quais roupas fazem você se sentir mais confortável.

    Além disso, pode ser útil definir seu estilo com três adjetivos (por exemplo: elegante, minimalista, de cor neutra). Use essas palavras para selecionar o que permanecerá em seu armário e o que terá que ir.

    2. Crie uma estratégia

    Costumamos comprar roupas desnecessárias porque achamos que podemos acabar usando-as. A realidade é que, muitas vezes, não é tão provável que isso aconteça.

    Para fazer uma boa base para o seu guarda-roupa cápsula, elimine estrategicamente tudo o que não o atrai para usá-lo diariamente.

    Além disso, seja seletivo e identifique itens específicos que podem ser usados ​​em função da estação.

    3. Doe ou venda roupas não utilizadas

    Pode ser uma ótima ideia doar o que você não usa para incentivá-lo a seguir o plano. Vai liberar algum espaço no seu armário, mas também vai te ajudar a se adaptar à ideia de ter menos roupas.

    Além disso, você pode organizar um evento de ‘venda de garagem’ em sua casa! Convide seus amigos para verificar se eles gostariam de alguns dos itens que você está planejando doar.

    4. É tudo sobre o básico

    Ao projetar um guarda-roupa cápsula, a principal coisa que você deve considerar é que quase todas as suas roupas devem ser básicas que vão bem umas com as outras.

    O objetivo é fazer com que tudo funcione bem em conjunto. Por exemplo, você deve adicionar roupas como uma simples camisa de botão ou um blazer clássico que pode ser combinado com quase tudo e ainda criar vários estilos diferentes.

    Existem algumas peças essenciais que ajudarão você a misturar e combinar suas roupas com facilidade. Eles parecem fabulosos, não importa em que estação estamos, por isso é uma ótima ideia adicionar todos ou pelo menos alguns ao seu guarda-roupa.

    Além disso, é essencial pensar nas cores também. Recomenda-se optar por neutros, mas você pode adicionar algumas estampas também – procure padrões neutros que combinem com todas as outras roupas da sua cápsula.

    Para evitar parecer sem graça, você pode adicionar um toque único à sua roupa com alguns acessórios de alta qualidade, bolsas, luvas, cachecóis ou chapéus.

    5. Pense em termos de sustentabilidade

    Um autêntico guarda-roupa cápsula também gira em torno da sustentabilidade.

    Isso é opcional, mas na hora de escolher roupas para o seu guarda-roupa cápsula, você também pode optar por comprar de marcas sustentáveis.

    O objetivo é comprar roupas de marcas que se esforçam para não impactar negativamente o meio ambiente.

    Para algumas pessoas, usar roupas sustentáveis ​​pode adicionar um ponto extra de felicidade ao seu dia, então por que não escolher quando há tantas opções disponíveis! As melhores opções sustentáveis, ecológicas e puras para escolher são cânhamo, algodão e roupa de linho.

    No fim, o armário cápsula perfeito é aquele que vai fazer você se sentir confortável em sua pele.

    Possuir apenas itens que parecem perfeitos em você (e uns com os outros) fará com que você se sinta empoderado e simplesmente mais confiante.

    Você ficará surpreso com o quão criativo você pode ser ao usar a mesma blusa de várias maneiras! 😊

    Compartilhe.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.