
Tendências tecnológicas que influenciarão seu marketing

Desde a maneira como dirigimos até como assistimos aos nossos programas de TV favoritos e usamos os aparelhos do dia a dia, a tecnologia influencia nossas vidas de várias maneiras. Também desempenha um papel significativo no que está acontecendo no mundo do marketing, especialmente com qualquer coisa feita online.
O que este artigo aborda:
IA conversacional
Quase metade de todos os consumidores online já está usando chatbots e ferramentas de IA de conversação semelhantes para fazer compras, de acordo com um relatório de marketing de 2020. Do ponto de vista do marketing, a tecnologia de IA dessa natureza é uma maneira eficaz de aprimorar a experiência do usuário. Também torna o processo de compra mais personalizado, o que pode se traduzir em mais conversões e clientes satisfeitos.
Pesquisa por voz
Cerca de 20 por cento das pesquisas móveis são atualmente conduzidas por voz, e é uma tendência que continua a crescer. Se você ainda não está considerando a pesquisa por voz ao preparar seu conteúdo e escolher suas palavras-chave, é uma boa ideia dar esse passo agora para estar melhor preparado para o futuro. A otimização para pesquisa por voz envolve:
• Palavras-chave de conversação
• Conteúdo baseado em persona
• Conteúdo com foco local, já que a maioria das pesquisas por voz são locais
Inovações no comércio eletrônico
Há muita coisa acontecendo no mundo do e-commerce nos dias de hoje. Uma das tendências dessa categoria que influenciará o marketing são as formas alternativas de pagamento, como criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs). A realidade aumentada (AR) também está se tornando parte da experiência de comércio eletrônico, dando aos clientes a chance de experimentar virtualmente roupas e ver como as coisas ficariam em suas casas antes de fazer uma compra.
O Metaverso
Os fabricantes de videogames criam experiências de compra virtual há muitos anos. Isso é muito semelhante ao que é esperado com o metaverso. As coisas ainda estão sendo resolvidas com o marketing metaverso, mas espera-se que inclua experiências de compras personalizadas e outras interações com a marca. O truque para os profissionais de marketing é encontrar maneiras criativas de se tornar parte dos ambientes virtuais de uma forma que não atrapalhe a experiência dos usuários do metaverso.
Melhor análise
Uma outra tendência tecnológica que influenciará o marketing no futuro são os recursos aprimorados de análise de dados. Na verdade, muitos usuários on-line hoje estão dispostos a fornecer informações pessoais para melhorar a experiência do cliente. À medida que a capacidade de classificar e entender os dados rapidamente melhora, os profissionais de marketing terão acesso a estatísticas que podem ser usadas para personalizar ainda mais as interações online.