Veja como manter a sua pele saudável e bonita por muito mais tempo

    Por mais que muitas pessoas se esquivem ou tenham total aversão ao assunto, o envelhecimento é um processo natural do nosso organismo, que acontece em razão da ação do tempo e das mudanças decorrentes da idade. O problema é quando os os sinais dessa fase começam a aparecer antes da hora.

    Mudanças na elasticidade da pele e surgimento de linhas de expressão em indivíduos jovens são indicativos do que chamamos de envelhecimento precoce. O uso de dermocosméticos com retinol e outros ativos, por exemplo, vão ajudar no tratamento da pele, mas a mudança deve englobar hábitos diários.

    Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais cuidados que você deve ter para prevenir o envelhecimento precoce. Lembrando que, caso você note alguma alteração na sua pele, o mais indicado é procurar um médico especialista, isto é, um dermatologista.

    O que está por trás do envelhecimento precoce?

    Em linhas gerais, o envelhecimento precoce da pele acontece por uma reunião de fatores que envolvem tanto agentes externos como internos. Esse conjunto de pequenas agressões acaba por causar danos nas células, diminuir a produção de colágeno, estimular o aparecimento de manchas e retardar a renovação celular.

    O resultado é visível: flacidez da pele, aparecimento de rugas, linhas de expressão e até mesmo manchas. Em se tratando dos agentes, podemos considerar como externos a exposição excessiva ao sol e a poluição ambiental; já como internos, citamos a questão genética.

    Por outro lado, existem outros fatores que estão mais ligados aos nossos hábitos diários e, por isso, podem aumentar ou diminuir o envelhecimento precoce, de acordo com as nossas escolhas pessoais. Isso significa que parte do resultado de uma pele saudável e bonita depende única e exclusivamente de você.

    Veja a seguir alguns desses cuidados que podem fazer toda a diferença para driblar o envelhecimento precoce da pele.

    Cuidados com a pele
    Cuidados com a pele

    Tenha hábitos saudáveis

    Antes de mais nada, é preciso cuidar da sua saúde de forma global — o que abrange um olhar tanto para o corpo quanto para a mente. Buscar ter uma vida tranquila, com menos estresse e ansiedade, pode ser um grande trunfo na questão do envelhecimento.

    Ao mesmo tempo, a prática diária de atividades físicas, bem como a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, fazem muita diferença. Evite os excessos, seja na comida ou nas bebidas alcoólicas, e elimine o cigarro da sua vida — ele potencializa os efeitos do envelhecimento.

    Crie uma rotina de skincare

    Não precisa gastar muito nem sequer gastar horas do seu dia para criar uma rotina de cuidados com a pele. Basicamente, é importante lavar e hidratar o rosto, em média, duas vezes ao dia, ao acordar e antes de ir dormir.

    O uso de dermocosméticos com alguns ativos também é super bem-vindo, desde que seja feito respeitando o seu tipo de pele. Lembre-se também de nunca deixar a maquiagem na pele, especialmente quando for dormir.

    Use o protetor solar diariamente

    O filtro solar presente no protetor é fundamental, porque ele consegue combater os efeitos nocivos dos raios de sol, até mesmo em dias nublados. Portanto, trate de incluir um bom protetor na sua rotina diária.

    Procure por aqueles que respeitem o seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista, normal ou seca. Existem diferentes versões que englobam tecnologias que deixam um toque mais sequinho ou que oferecem acabamento de maquiagem. Procure o que mais combina com você e use o protetor diariamente.

    Faça limpeza de pele periodicamente

    A limpeza de pele é um processo que deve ser feito de tempos em tempos para ajudar na remoção de células mortas, cravos, espinhas e miliuns (pequenas bolinhas brancas queratinizadas), o que favorece a renovação da pele, ou seja, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

    A indicação geral é que se faça uma limpeza de pele a cada 30 ou 40 dias, a depender do tipo de pele em questão. É preciso lembrar que esse processo deve ser feito por pessoas devidamente capacitadas, evitando riscos de machucados e infecções. 

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.