A preservação do meio ambiente é algo que ouvimos muito desde nossos tempos de escola. É algo que devemos sempre reverenciar e prestar atenção. 

    Nossos ancestrais valorizavam e respeitavam a natureza muito mais do que nós. Mas depois desmoronou com o advento da revolução industrial. 

    No entanto, recentemente uma mudança está sendo visível. As pessoas começaram a entender o valor desse ambiente e o quão firmemente ele gira em torno de nossa sobrevivência. 

    E tal tendência é claramente visível na arquitetura. As pessoas começaram a procurar um arquiteto e um engenheiro especialista em ecossistemas para ajudá-los em projetos ecológicos para as casas. 

    Como construir casas ecológicas?

    Havia uma razão pela qual Sidney Sheldon disse: “tente deixar a Terra um lugar melhor do que era quando você chegou”. 

    Foi dito não porque era necessário (embora também seja verdade), mas porque este é o verdadeiro caminho para uma vida alegre.

    Estudos provaram que estar na natureza nos ajuda a liberar serotonina (também chamados de hormônios felizes).

    Quando falamos em construir casas, existe uma abordagem que pode ajudar tanto o ser humano quanto o meio ambiente – a Arquitetura Verde.

    A Arquitetura Verde é o tipo de arquitetura que é projetada enquanto mantém o meio ambiente no foco neste hocus-pocus climático. 

    1 – Economizando Água!

    Os dados dizem que as águas subterrâneas estão se esgotando em um ritmo drástico. 54% dos poços de água subterrânea estão secando. Isso foi chamado para olhar para as formas de vida humana. Ultimamente, os governos estão se concentrando na preservação da água. Técnicas estão sendo pensadas para os agricultores e para as cidades sobre como conservar a água e usá-la de forma eficiente.

    Além disso, projetos de casas especiais estão sendo feitos para preservar a água da chuva. A captação de água da chuva está aumentando. Mas isto não é tudo. Há coisas que você pode querer cuidar –

    • Se você tem um grande jardim para regar, use aspersores de irrigação que usam as tecnologias mais recentes e ajudam a economizar água. Peça ao seu arquiteto construtor para ajudá-lo com isso.
    • Introduza um sistema de captação de água da chuva instalado em sua casa.
    • Se você tiver encanações de água antigas, troque-os, o perigo de infiltração é grande e isso leva a danos como desperdício. 

    2 – Materiais de Construção ecológicos

    O material de construção é algo que permanece no centro do processo de construção. Você não gostaria de ignorar a qualidade do material de construção utilizado. 

    Além disso, você também não gostaria de optar por materiais que tenham um enorme impacto ambiental.

    Se você realmente deseja salvar o meio ambiente, considere optar por materiais que foram recuperados ou certificados por serem ecologicamente corretos. 

    A madeira que você pode precisar pode ser extraída usando métodos sustentáveis ​​e isso pode, por sua vez, ajudar o meio ambiente.

    3 – Energia limpa!

    O uso de energia sempre foi uma preocupação com o meio ambiente. A tecnologia inicial dos eletrodomésticos não era eficiente quando se tratava de uso de energia. 

    Essas tecnologias usavam alta energia, o que gerava mais carga no meio ambiente. Ultimamente, tem havido eletrodomésticos com classificações altas de economia. 

    Vá para esses aparelhos. Dessa forma, você não apenas garantirá uma carga menor neste planeta, mas também economiza custos nas contas.

    Além disso, você pode optar pela energia solar fotovoltaica, que garante a sua conta de energia mais barata e a diminuição do uso de energia que vem de usinas hidrelétricas ou de usinas termelétricas.

    Assim, você ainda pode usar aparelhos que tenham alto consumo de energia, mas saberá que ela vem de uma forma limpa e sustentável. 

    Contrate um engenheiro elétrico para garantir que sua casa esteja ok com as regras de energia solar no Brasil..

    4 – Interiores em torno de uma vegetação

    Se você acha que o interior tem tudo a ver com cores de parede, buquês, itens de decoração, iluminação, etc., está enganado. O objetivo do design de interiores é criar uma aura que seja agradável aos sentidos humanos. 

    Adoramos quando nossos sentidos ficam infundidos com prazer. É assim que a vegetação faz com os nossos sentidos – acalma a nossa mente e nos ajuda a sentir paz. 

    Experimente sair para passear na natureza quando se sentir estressado e poderá testemunhar a graça que isso nos oferece.

    Tente incluir árvores e plantas em sua casa. Servirá a você mais alguns propósitos –

    • Árvores e plantas trabalham para filtrar o ar e torná-lo mais limpo para respirar.
    • As flores difundem o ambiente com aromas doces que assim refrescam nosso humor e o exaltam.
    • As cores das flores podem ser usadas para criar um interior cativante.
    • Além disso, a vegetação atrai enormes variedades de pássaros e borboletas. Os doces chamados dessas criaturas são suficientes para abençoar a mente com alegria.

    5 – Arquitetura biofílica

    Se você acha que a Arquitetura Verde é uma coisa extraordinária, a Arquitetura Biofílica é um nível acima na abordagem. 

    Este tipo de arquitetura tenta misturar natureza e casa. Não se trata apenas de comprar vasos e plantar plantas neles, trata-se de transformar a natureza em sua casa. 

    Pesquise algumas fotos no Google imagens sobre Arquitetura Biofílica. Você ficará impressionado com isso.

    Considerações Finais

    Cada século vê uma mudança na abordagem arquitetônica. Às vezes é por questões estéticas e às vezes por questões de sobrevivência. 

    Nunca na história humana nossa existência esteve sob tal ameaça. É o melhor momento para ser pioneiro em salvar o meio ambiente. 

    Escolher uma casa ecologicamente correta é algo que não apenas o diferencia, mas também lhe traz saúde e alegria.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.