É fato que ao decidir mudar de cidade, diversos fatores impactam a escolha do novo lar, como opções de lazer, infraestrutura, economia e, claro, segurança. Esse último é um dos principais, pois além de contribuir significativamente para sua qualidade de vida, garante tranquilidade no dia a dia, especialmente para quem tem filhos. Com o país cada vez mais violento, a segurança é um elemento primordial para se considerar e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre as 9 cidades com alta segurança para morar em Santa Catarina. 

    1 – Itajaí

    Itajaí já é famosa por ter uma das melhores economias catarinenses, responsável por abrigar o maior porto do país em movimentação de cargas e containers, além de se destacar cada vez mais em setores como turismo, construção civil, mercado imobiliário e náutico. Com belezas naturais de tirar o fôlego, cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária na Praia Brava, considerada uma das mais charmosas e badaladas do estado, assim como a que possui melhor infraestrutura. Mas, além de tudo isso, Itajaí conta com excelentes números de segurança, investindo significativamente nessa área, a fim de promover a melhor experiência para turistas e moradores. 

    2 – Tubarão

    A cidade de Tubarão possui excelente taxa de homicídios, situada em uma das primeiras posições dentre as cidades do estado. Isso acontece pelo fato de o município investir significativamente para melhorar a segurança pública, com ações como compra de armas, renovação de alvarás para as Polícias Militar e Civil, rádio patrulha, etc. Inclusive, o município aplica mais de R$ 1 milhão por ano, a fim de promover o máximo de segurança para seus habitantes. 

    3 – Brusque

    Brusque já foi considerada a cidade mais segura do país devido à baixa taxa de homicídios, sendo que no ano de 2020, no primeiro semestre, nenhum homicídio foi contabilizado no município. Vale lembrar ainda que ele possui um dos maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, sendo uma ótima cidade para morar e com excelente economia, com grandes empresas, especialmente voltadas para o setor têxtil. 

    4 – Chapecó

    Chapecó possui uma taxa de homicídios bem abaixo da média nacional, mas isso não significa que a cidade se acomodou, pelo contrário. Recebe constantes investimentos em segurança, sendo destaque para as viaturas de polícia e também para a fronteira, por meio do aero policiamento. Vale lembrar ainda que o município é referência em educação de qualidade, além de ser bastante limpo e bem organizado. 

    5 – Jaraguá do Sul

    Jaraguá do Sul não poderia ficar de fora de nossa lista, também ocupando uma das primeiras posições quando falamos em segurança. Isso porque, a cidade tem um planejamento sólido para que a segurança seja feita de maneira integrada, ou seja, com o lado operacional e o trabalho dos policiais em conjunto com o lado preventivo, no qual se destaca a própria população no combate à criminalidade. 

    6 – Florianópolis

    A Ilha da Magia é outra cidade em destaque no estado catarinense, sendo considerada uma das melhores capitais brasileiras para se viver. Com taxa de homicídios abaixo da média nacional, a cidade recebe grandes e constantes investimentos para melhorar o setor de segurança, com diversas ações realizadas pela Polícia para combater a violência. Justamente por esse alinhamento de atividades com os interesses do governo federal, houve maior facilidade para a entrada de recursos. 

    7 – Criciúma

    Outra cidade com baixa taxa de homicídio é Criciúma, que investe constantemente em novas ações para combater a violência no município. Além disso, ele possui ótimo planejamento urbano, que se reflete não apenas na segurança, como também em outras áreas como mobilidade e o transporte público. Vale destacar ainda que possui ótimos índices de educação, sendo referência no estado catarinense. 

    8 – Blumenau

    Com os números de segurança melhorando cada vez mais, Blumenau também se destaca quando falamos em segurança, com excelente ação da polícia na região. As quedas de homicídios e roubos reduzem constantemente, garantindo melhor qualidade de vida para todos os moradores. Além disso, por ser uma cidade turística, isso também impacta na economia, pois caso contrário, as pessoas deixariam de visitá-la. 

    9 – Balneário Camboriú

    Por fim, Balneário Camboriú também se destaca na área de segurança, principalmente para atrair mais turistas e movimentar a economia da região. Seus moradores também se beneficiam das medidas, visto que sempre são realizadas rondas pela cidade, a iluminação pública é de alta qualidade, além da instalação de totens de segurança por todo o território. 

    Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para morar em Santa Catarina com segurança, já pode escolher qual será seu novo lar. Lembre-se de considerar também outros fatores importantes, como economia, opções de lazer, qualidade dos serviços, infraestrutura, educação, entre outros. Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender às necessidades de toda a família, garantindo conforto, qualidade de vida e muita diversão.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.