Você ama o estilo moderno orgânico? Talvez você nem tenha certeza de como chamar seu estilo de design, mas sabe que adora espaços modernos que parecem naturais e descontraídos. Isso provavelmente significa que você vai adorar criar uma casa moderna orgânica. Implemente estas 12 regras de design simples para estilizar a decoração moderna orgânica em sua casa hoje!
Estilo Orgânico Moderno Definido
O estilo moderno orgânico é uma tendência de design emergente que finalmente dá nome a espaços modernos e descontraídos. Ele orientou minhas escolhas de design por mais de um ano.
Vou detalhar esse estilo para você ver maneiras práticas de adicioná-lo à sua casa também!
O que é design moderno orgânico?
O design moderno orgânico é uma bela combinação de dois estilos de design opostos.
Por um lado, temos o design moderno. Normalmente classificado por linhas limpas, texturas suaves e uma paleta de cores neutras e brilhantes.
Por outro lado, temos o design orgânico. Os elementos orgânicos são classificados por materiais que se originam na natureza. Pedra natural, materiais de madeira, couro e tecidos naturais, como linho e algodão, podem ser incluídos como materiais orgânicos.
A beleza do design de interiores moderno orgânico é que ele combina esses dois estilos opostos para criar uma casa moderna que é despretensiosa, descontraída e aconchegante.
As 12 principais regras de design de estilo moderno orgânico
Agora que definimos o design orgânico moderno, vamos mergulhar nas regras de design que o ajudarão a implementar esse estilo em sua própria casa.
As 12 principais regras de design para criar uma casa moderna orgânica são:
1. Escolha um estilo dominante para ancorar o design geral da sua casa
Geralmente, os estilos modernos orgânicos se inclinam mais para um lado ou para o outro. É melhor escolher um estilo dominante que irá ancorar o design geral da sua casa.
Você normalmente descobrirá que a maioria dos designers é mais voltado para estilos modernos. Em seguida, incorporam elementos orgânicos por meio de peças menores.
No entanto, você não precisa se encaixar em um molde de designer! Se você ama elementos naturais, ancore sua casa com aquele estilo mais convidativo e aconchegante. Adicione elementos modernos em doses menores para refrescar e tornar o espaço mais contemporâneo.
2. Mantenha sua paleta de cores geral mais neutra e calmante
Ah, e neutro não significa branco. Verdes, azuis e taupes também são neutros.
A ideia geral é que o design orgânico moderno prospera em uma paleta de cores de parede que cria espaço para que outros elementos brilhem.
Se você for muito ousado nas paredes, isso ofuscará os outros elementos de design da sala.
Na minha casa, eu amo uma parede branca para dar espaço para o resto da minha decoração e móveis. Também me permite brincar com as cores mais livremente em cobertores e travesseiros.
No entanto, no meu quarto ainda tenho um estilo orgânico moderno com paredes verdes usadas como neutro. Isso significa simplesmente que preciso diminuir o tom da minha roupa de cama e outros sotaques.
3. Salas âncoras com móveis mais modernos em grande escala
Tradicionalmente, os móveis de grande escala em uma sala definem o estilo abrangente.
Para casas de estilo moderno orgânico, gosto de recomendar sofás, camas e mesas de jantar de estilo moderno.
O uso de móveis de grande escala que têm linhas limpas e acabamentos mais elegantes faz com que a sala pareça fresca e atual.
Incorporar as maiores peças em um estilo moderno permite que você adicione achados vintage como mesas laterais, mesas de centro, aparador, banquetas e cadeiras para garantir que você não perca esse charme orgânico.
4. Adicione decoração e acentos artesanais e/ou orgânicos
Depois de ancorar o estilo da sua casa com uma paleta de cores neutras e móveis modernos em grande escala, é hora de adicionar os elementos de decoração orgânicos menores.
Concentre-se em duas categorias para o lado orgânico deste estilo:
- Feito à mão
- Materiais naturais
A decoração artesanal é tão charmosa e dá muito personalidade a um quarto. As imperfeições são o que tornam essas peças especiais e únicas.
Além disso, inclua materiais naturais como tigelas de madeira, tecidos de algodão ou linho e cerâmica.
5. Faça um Ponto Focal de Materiais Orgânicos
Parte da criação de uma casa que transmite estilos modernos e orgânicos é ter um equilíbrio entre os dois estilos.
A maneira mais fácil de criar esse equilíbrio é adicionar um ponto focal usando materiais orgânicos.
Isso permite que você projete um espaço global moderno (ou seja, cor da parede e móveis maiores) sem perder os elementos orgânicos para apenas peças menores.
Algumas maneiras de adicionar pontos focais de design orgânico são:
- Vigas de teto de madeira recuperada
- Cabeçalhos de vigas de madeira
- Lareira de pedra
- Paredes texturizadas visualmente
- Lareira de calcário ao redor
- Tratamentos de parede ou teto de madeira recuperada
6. Brinque com curvas suaves para movimento
A próxima regra de design para o estilo orgânico moderno é brincar com as curvas.
Olhe para a natureza. Nada natural é perfeitamente reto antes que o homem o fizesse assim.
As árvores têm curvas, as flores são caprichosas, a água tem movimento contínuo e a terra pode ir de colinas a montanhas.
Então, ao incorporar o estilo orgânico em sua casa, você precisa adicionar movimento.
Procure peças que dobrem, torçam, tenham curvas suaves ou não sejam elegantes. Mesmo algo tão simples como uma mesa de centro sem caroço com bordas arredondadas pode suavizar uma sala imediatamente.
7. Textura, Textura, Textura
Uma grande parte do design orgânico moderno é a textura.
Muitas pessoas estão confusas com o que significa adicionar textura a uma casa. Eu gosto de mantê-la simples: Se não é liso, então é uma textura.
- Madeira recuperada
- Paredes de gesso ou barro romano
- Almofadas nubby
- Roupa de cama luxuosa
- Cestas tecidas
- Pinturas a óleo
- Cerâmica texturizada
- Cobertores de algodão
- cerâmica artesanal
- tapetes de pelúcia
- Vidro soprado à mão
Adicionar textura cria um ambiente aconchegante que suaviza os elementos modernos que você tem ao mesmo tempo.
8. Incorpore itens vintage ou antigos
Uma das maneiras mais fáceis de adicionar elementos orgânicos à sua casa é com peças vintage ou antigas. As peças antigas, principalmente, têm aquele artesanato artesanal que raramente se encontra em móveis modernos. Os itens vintage oferecem um caráter e charme que contam uma história e criam uma conversa em seu espaço.
9. Incluir Plantas Vivas
Eu seria negligente se deixasse de falar sobre plantas. Experimente colocar plantas na sua casa. E que melhor maneira de adicionar estilo orgânico do que com a natureza viva real!
Eu amo plantas maiores, como figos de folha de violino, monstera, samambaias canguru, seringueiras e variedades mais altas de árvores que podem ser cultivadas em ambientes fechados. Essas plantas de maior escala atuam como âncoras em uma sala e servem como decoração ao mesmo tempo. É claro que plantas menores espalhadas pela casa ajudam a contar essa história da natureza em sua casa.
10. Use combinações inesperadas para destacar seu estilo moderno orgânico
Por fim, use combinações inesperadas em seu estilo.
A base do estilo moderno orgânico é combinar dois estilos opostos.
- Moderno vs. Orgânico
- Elegante vs. Suave
- Suave v. Texturizado
- Novo vs. Antigo
- Reto x Curvo
Então, quando você estiver estilizando, use essas diferenças a seu favor para criar algo interessante.
Combine uma mesa de centro rústica com um sofá forrado. Use peças feitas à mão e imperfeitas em cima de um aparador elegante ou mesa de console. Misture texturas de pedra natural com prateleiras de vidro.
Pense fora da caixa para criar um visual único para seus olhos e sua personalidade. Não tenha medo de sair das “regras de design” e fazer algo despenteado ou inesperado.
11. Caçar peças únicas
Um dos elementos mais importantes do estilo moderno orgânico é a incorporação de peças únicas. Muitas vezes, isso requer uma caçada!
Encontrar tesouros únicos faz mais para criar uma casa única do que qualquer outra dica de design. Há algo tão satisfatório na vitória no final de uma caçada para encontrar algo único.
É aqui que muitas vezes incorporo achados antigos ou vintage. No entanto, isso também pode ser feito com peças novas. Pense fora da caixa das lojas de departamento tradicionais para encontrar essas peças únicas.
Na maioria das vezes, meus achados favoritos são descobertos em feiras de antiguidades ou mercados centrais.