Já repintei móveis de madeira de várias maneiras, mas pintar é uma das minhas opções favoritas! Aprenda a pintar móveis de madeira sem lixar para um acabamento durável com essas diferentes opções.

    Você pode pintar sobre móveis de madeira sem lixar?

    A pergunta número um que recebo ao retocar móveis de minha comunidade do Instagram é, “Você pode pintar sobre móveis de madeira sem lixar?”

    A resposta é sim! Na verdade, existem algumas maneiras de repintar móveis sem lixar.

    Vou usar esta nova descoberta do Facebook Marketplace como um exemplo da minha maneira favorita de pintar móveis de madeira sem lixar!

    Móveis de madeira antes da reforma.

    Já restaurei algumas peças. Alguns eu mantive em madeira e alguns eu pintei, mas aqui estão algumas ideias se você já se perguntou como retocar móveis!

    Pode pintar sobre madeira envernizada sem lixar?

    Muitas vezes as pessoas assumem que podem pintar madeira crua sem lixar, mas e como pintar sobre madeira envernizada?

    Meu achado no mercado tinha um verniz de alto brilho e ainda consegui pintar sem lixar! Isso porque eu usei um processo de duas etapas que é minha escolha para pintar móveis de madeira.

    O combo degloss e prime!

    Deglosser é uma ótima maneira de substituir o processo de lixamento. É uma alternativa muito menos cansativa e muito mais rápida do que lixar móveis para remover verniz ou laca. Combine esta etapa com o primer e você terá uma superfície lindamente preparada para a adesão da tinta.

    A pintura é a minha escolha número um para reformas rápidas e acessíveis, e reuni um guia gratuito inteiro sobre acabamentos de pintura! Certifique-se de se inscrever abaixo para baixar este guia de referência rápida para ajudá-lo em todas as suas necessidades de bricolage.

    Agora, vamos analisar o processo de como atualizei este gabinete barato. Então, vou compartilhar alguns métodos alternativos para pintar móveis sem lixar!

    Como pintar móveis de madeira sem lixar

    Vamos percorrer este método de pintar móveis de madeira sem lixar passo a passo.

    Enquanto fazia este projeto em minhas histórias do Instagram, tive muitas perguntas sobre por que fiz certas etapas e qual era o raciocínio por trás delas. Então aqui está todo o processo explicado!

    1. Encontre um móvel resistente com bons ossos

    Você já ouviu o termo “Bom Ossos”?

    Ao fazer referência a móveis, bons ossos significa que a peça é estruturalmente sólida, tem boas linhas/detalhes e será uma peça funcional para sua família.

    Como você pode ver na foto anterior acima, meu armário é um móvel sólido e tem linhas muito limpas (também conhecidas como retas e não ornamentadas) para uma sensação moderna. A estante é exatamente o que eu estava procurando para exibir minha decoração favorita e o armazenamento embaixo é muito funcional.

    Este é o primeiro passo para retocar uma peça para trazê-la ao seu estilo. Certifique-se de que é sólido e funcional e a estética virá depois!

    2. Limpe bem os móveis de madeira antes de pintar

    O próximo passo para restaurar móveis de madeira sem lixar é limpar bem a peça.

    eu gosto de usar TSP, que é um limpador pesado. Ele faz excelentemente na remoção de anos de sujeira, sujeira e graxa. Isso deixa sua peça com um acabamento limpo para que seu primer não precise trabalhar tanto.

    Primeiro, limpe a peça com TSP usando luvas duráveis. Em seguida, volte sobre a peça com água limpa para limpar qualquer película que ela tenha deixado.

    Certifique-se de remover portas e ferragens para que você possa limpar todos os cantos e recantos.

    3. Degloss de móveis de madeira em vez de lixar

    O próximo passo nesta versão de pintar móveis sem lixar é usar um desengraxante.

    Como mencionei acima, esta é uma alternativa ao lixamento. Se você preferir não trabalhar com produtos químicos, o lixamento é a outra opção neste momento do processo!

    Mas já que você está aqui para aprender a pintar móveis sem lixar, acho que você vai escolher o deglosser.

    Usando luvas de borracha, simplesmente esfregue o deglosser na madeira com um pano limpo e sem fiapos. Você também pode usar lã de aço, no entanto, muitas vezes acho que é desnecessariamente abrasivo.

    Eu gosto de cortar as velhas camisetas brancas do meu marido que ele usa sob suas camisas para meus trapos! Eles são um ótimo tecido e totalmente sem fiapos.

    Depois de aplicar o deglosser, aguarde o tempo estipulado na etiqueta e, em seguida, limpe com um pano úmido limpo. Cada marca tem uma pequena variação nas instruções, portanto, siga as recomendações da marca que você compra.

    Depois de limpar e desengraxar sua peça de mobiliário, você vai querer decidir se vai manter o hardware existente ou não.

    Corrigindo buracos de hardware antigo

    Eu queria atualizar os puxadores da minha peça e descobri que o novo hardware não se alinhava com os orifícios dos parafusos existentes.

    Esta é uma solução fácil!

    Basta usar massa de madeira para preencher os furos existentes, lixar a superfície e, em seguida, fazer novos furos na posição que você precisa para o seu novo hardware. Eu gosto de fazer esses furos antes de preparar e pintar para não estragar uma superfície recém-pintada mais tarde.

    eu usei esses puxadores pretos foscos clássicos para a reforma do meu gabinete.

    Eu amo que eles vêm em vários tamanhos e acabamentos. Escolhi a versão de 6″ para as portas de armário superiores longas e a versão de 3″ para as portas de armário inferiores mais curtas. A opção de 12″ seria linda para fazer uma grande declaração também em portas altas!

    4. A chave para pintar móveis sem lixar: Prime

    O próximo passo é preparar!

    Sempre me perguntam: “Preciso preparar os móveis antes de pintar?” E a resposta não é exatamente direta.

    Para este método, sim, você faz. Mas vou compartilhar alguns outros métodos no final deste artigo que não exigem uma etapa de preparação!

    Melhores primers para pintar madeira sem lixar

    Como estou usando uma tinta látex, um primer de ligação de qualidade é necessário. A tinta látex é versátil, pois vem em muitos acabamentos e cores, mas não é a opção mais durável para móveis.

    Portanto, o primer primeiro garantirá um acabamento duradouro.

    Eu gosto de ambos Primer de ligação Kilz e Zinsser à base de óleo primer para uso em móveis. Para esta peça, usei à base de óleo porque era o que eu tinha em mãos. Eu tradicionalmente gosto de trabalhar com tintas à base de água para facilitar a limpeza, mas a base de óleo também é uma ótima opção!

    Uma coisa a observar é que seu primer funciona com TSP. Alguns primers dizem para não usar o TSP antes porque ele não pode aderir a uma peça que foi limpa dessa maneira. Portanto, certifique-se de ler seus rótulos para evitar dores no coração no caminho.

    5. Pintar Móveis de Madeira

    Você conseguiu!

    Todas essas 4 etapas de preparação são necessárias para um acabamento de pintura de qualidade e durável ao usar tinta látex.

    Se você pular a limpeza, o desengraxante ou o primer, sua tinta terá apenas uma superfície escorregadia/suja para tentar aderir. E a pintura não faz isso bem por conta própria!

    Ao dedicar um tempo para fazer um trabalho de qualidade nas etapas de preparação, você se beneficiará muito a longo prazo.

    Enquanto você só precisa aplicar uma camada de primer, você vai querer aplicar duas demãos de tinta. A imagem acima mostra uma demão de tinta e, como você pode ver, é um acabamento listrado. Isso é típico da tinta látex e é por isso que sempre recomendo duas demãos para o acabamento.

    Esta é uma cor um pouco de camaleão. Usei no quarto do meu filho para reformar as camas do sotão. Você pode ver essa transformação incrível neste post!

    Em seu quarto parece um verdadeiro preto. No entanto, neste gabinete ele puxa mais um carvão com tons marinhos. Iluminação é tudo com tinta então sempre recomendo amostras de cores!

    Ao usar tinta látex, um semi brilho ou brilho são os acabamentos mais duráveis ​​em móveis.

    Usei casca de ovo porque era o que já tinha em mãos e estou esperando para ver se preciso acrescentar um top coat. Até agora, faz 5 meses desde que usei a mesma tinta nas camas do meu filho e elas não mostraram um arranhão ou amassado!

    Espero que o gabinete seja o mesmo. Se acabar mostrando desgaste, simplesmente retoco essas áreas e aplico um poli fosco para maior durabilidade.

    Como pintar móveis laminados

    Meu armário era de madeira maciça, mas na maioria das vezes, móveis de segunda mão são laminados. Então a pergunta se torna: “Posso pintar móveis laminados sem lixar também?” Sim!

    Usando o mesmo método acima, você pode pintar móveis laminados sem lixar. Apenas certifique-se de que o próprio laminado esteja em boas condições e não esteja rachando ou lascado.

    A etapa de preparação é a mais importante para pintar móveis laminados, pois você não deseja lixar uma superfície já delicada. Tome cuidado para seguir esses mesmos passos e seus móveis laminados ficarão tão bonitos quanto.

    (Nota: veja como eu construí este cabeçalho de viga DIY neste post!)

    Como pintar móveis folheados sem lixar

    Da mesma forma que os móveis laminados, os móveis mais antigos geralmente têm um folheado de madeira delicado.

    Você pode pintar móveis folheados sem lixar com os mesmos passos que móveis de madeira maciça.

    No entanto, se você tiver que fazer algum retoque de lixa, certifique-se de usar uma lixa de grão muito fino para não danificar o folheado.

    Além disso, certifique-se de secar bem os móveis de madeira durante a etapa de limpeza, pois a água pode fazer com que o folheado enrole.

    Qual tinta usar para móveis?

    Agora, vamos aos outros métodos de como pintar móveis sem lixar!

    O método acima usa primer e tinta látex, mas e se você não quiser usar primer também? Existem algumas outras opções de pintura que você pode escolher.

    • Chalk Paint: Possui uma reputação de não preparação, no entanto, as opções de acabamento e as cores são limitadas. Top coat altamente recomendado.
    • Tinta Mineral: Semelhante à tinta de giz, mas geralmente mais cara. Top coat recomendado.
    • Milk Paint com aglutinante: Também não requer lixamento ou primer, porém as cores são limitadas e você tem que misturar bem a sua tinta/aglutinante.

    Todos esses três tipos de tinta são uma ótima alternativa à tinta látex. No entanto, a maioria deles requer um top coat.

    Então, se você está tentando evitar uma etapa extra de pintura, eles não conseguem isso. Se você está pintando um primer ou um top coat, ainda é uma camada extra de pintura!

    É por isso que eu pessoalmente prefiro látex. É mais acessível do que giz, tinta mineral ou leite e não é nenhum trabalho adicional a longo prazo.

    No entanto, conheço muitas pessoas que juram por essas opções de tinta sem látex e também produzem um belo resultado! É simplesmente uma preferência, pois todos funcionarão maravilhosamente para atualizar seus móveis de madeira com tinta.

    Como pintar móveis sem marcas de pincel?

    Como você pode ver, usei um pincel para fazer a reforma do meu armário. Esta é uma ferramenta típica e eu a prefiro a pequenos rolos de espuma. Acho que dá um acabamento melhor e você tem mais controle sobre a aplicação da tinta.

    eu uso esta escova angular de cabo curto para a maioria dos meus projetos e é altamente recomendado.

    Você pode ver todos minhas ferramentas de pintura DIY favoritas na minha Amazon Storefront para compras rápidas!

    Muitas pessoas me perguntaram como posso pintar móveis sem ver as pinceladas. E na verdade eu tenho um artigo bem detalhado sobre como pintar sem pinceladas já no blog!

    Este post é voltado para pintar guarnições sem pinceladas, mas todas as técnicas de pintura se aplicam da mesma forma à pintura de móveis.

    Certifique-se de ir lá ao lado para obter minhas melhores dicas e evitar essas pinceladas irritantes!

    Você também pode estar interessado em

    Se você está procurando mais projetos de pintura, tenho muitos recursos no blog para ajudá-lo.

    Share.
    Avatar de Nilson Tales Guimarães

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.