A velhice é um estágio que alguns negligenciam e convida outros a cuidar mais de si mesmos. Você superou a barreira dos cinquenta anos e quer construir bons hábitos? Você quer saber como envelhecer com saúde?

    Cuidar de si mesmo durante este período da vida significa ter um envelhecimento ativo e evitar problemas de saúde. Dessa forma, você pode desfrutar de um tempo de qualidade com sua família.

    Na idade mais velha pode acontecer a catarata, então caso não queira, procure um especialista em catarata

    Mas como envelhecer com saúde? Vamos ver isso ao longo desse artigo…

    Como envelhecer com saúde: comece a cuidar do que você come

    Um dos aspectos mais importantes é o cuidado com a alimentação, por isso é bom revisar o que você costuma comer.

    Uma dieta equilibrada é fundamental para manter boas condições de saúde e injetar mais energia em seu corpo. Devido a isso, o aumento no consumo de produtos vegetais está atualmente em alta, o que é conhecido como dieta à base de plantas. O impacto desse tipo de dieta na saúde dos idosos é extraordinário.

    Outra estratégia para uma alimentação saudável é implementar a preparação de refeições ou a preparação organizada de alimentos. Dessa forma, ao fazer um cronograma do que você vai comer e em que quantidades, você poderá obter melhores benefícios para a saúde.

    Por exemplo, se você sofre de pressão alta, seu planejamento de refeições para a semana deve incluir o consumo de aveia, cenoura, aipo, banana e abacate. 

    É importante que você consuma cerca de duas porções de vegetais por dia. No caso de frutas, elas podem ser mais de três porções ou, se apropriado, consumidas em sucos ou smoothies.

    É hora de se exercitar

    Você está anos sem se exercitar? Você só se senta na frente da TV? Se sim, agora menos do que antes, você não pode se dar ao luxo de não se exercitar. 

    Lembre-se de que o estilo de vida sedentário exacerba problemas circulatórios e de diabetes. Especialmente quando sua idade excedeu cinquenta anos. Dessa forma, recomenda-se praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

    Se você não gosta de ir à academia, não se preocupe, existem outras alternativas que podem ajudá-lo a mudar esse estilo de vida na velhice. Para aumentar sua frequência cardíaca, você pode praticar ginástica para condicionamento físico.

    Além de se exercitar, você tem outras maneiras de combater o estilo de vida sedentário na velhice. Se você gosta de um hobby extra ou tem habilidades de artesanato, pode se dedicar a produzir um produto.

    Essa estratégia permitirá que você se mantenha ativo porque terá que se mudar de um lugar para outro. Além disso, ao implementar esta atividade, você poderá ganhar dinheiro e aumentar seu círculo de amigos.

    Cuide da sua saúde ao máximo

    Exames médicos de rotina devem ser aumentados na velhice. Cuidados médicos especializados são muito importantes em uma certa idade. Especialmente quando você sofre de uma condição de saúde específica.

    O envelhecimento gera mudanças no coração. Portanto, pessoas com mais de 65 anos de idade são mais propensas a doenças cardíacas. É importante verificar sua pressão arterial regularmente e acompanhar semanalmente.

    Também aconselhamos sobre esses exames médicos básicos: detecte diabetes, faça densitometria óssea e faça uma avaliação digestiva.

    Que outras mudanças o corpo experimenta durante a velhice e como lidar com elas?

    Mudanças significativas ocorrem nos ossos. De fato, conforme envelhecemos, nosso corpo deixa de absorver cálcio dos alimentos, portanto, a osteoporose se torna mais comum. Se você sentir dores, é fundamental visitar um ortopedista especialista em Pé. Dessa forma, ele poderá lhe fornecer o melhor tratamento para você continuar aproveitando esses anos dourados.

    Mantenha seus relacionamentos pessoais e familiares ativos

    Chegar à velhice não significa que você tenha que se trancar em sua casa. Pelo contrário, é hora de aproveitar ao máximo seu tempo livre. Como?

    • Organize reuniões de família.
    • Participe de workshops que você gosta.
    • Pratique jogos de tabuleiro.
    • Faça palavras cruzadas.

    A tecnologia também é um grande aliado. Por exemplo, tornar-se alfabetizado no mundo das redes sociais é uma boa alternativa.

    Não negligencie sua aparência física

    O fato de que a moda é apenas para jovens permaneceu no passado, sempre cuide da sua aparência física. Você pode usar algumas máscaras caseiras para reduzir o envelhecimento da pele. Lembre-se de que cuidar da pele impedirá que você contraia doenças no futuro.

    O que você acha de um novo corte? Você mudaria a cor do seu cabelo? Tome todas as medidas necessárias que façam você se sentir diferente e melhor consigo mesmo. A aparência física pode ser a desculpa perfeita para mostrar que você está preparado para enfrentar novos desafios.

    Além disso, se você anda corcunda, com o corpo para inclinado para frente, por causa de dores que sente na coluna, não deixe de visitar um especialista em hérnia de disco. Ele poderá lhe dar o melhor tratamento e logo você poderá andar de forma diferente.

    Caso você não saiba, andar com a postura correta deixa você mais novo e deixa longe aquela idade de envelhecimento, tornando sua autoestima melhor.

    Saiba como priorizar

    Muitas pessoas se preocupam com tudo o que acontece em seu ambiente. Se isso está acontecendo com você, é hora de cuidar mais de você. Você pode dar sua opinião ou aconselhar sobre como resolver um problema familiar.

    Mas lembre-se de que agora seus filhos ou netos têm a responsabilidade de resolver seus próprios problemas.

    Mantenha o propósito da vida

    Cumprir anos deve sempre ser uma desculpa para atingir mais metas. Então, se você atingiu a velhice, não deve desistir de seus objetivos na vida.

    É hora não apenas de criar novas oportunidades, mas de se motivar a conhecê-las.

    Aceite a velhice: a chave para a felicidade

    Algumas pessoas costumam dizer “sim, os anos pesam”. No entanto, isso depende do ponto de vista da pessoa que diz isso. A velhice é um estado natural que os seres humanos devem aceitar, portanto, recebê-lo de uma boa maneira e apreciá-lo depende principalmente da autoestima.

    De fato, se alguém sabe quanto vale, que é admirado, respeitado, amado, que está em paz consigo mesmo e que se preocupa em ser uma pessoa melhor, ele é alguém que não se importa que a velhice chegue até ele.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.