Responder a esta pergunta não é tão simples. ChatGPT e Editpad.org são duas das plataformas online mais utilizadas pelas pessoas para escrever e resumir textos. Eles são usados por estudantes, professores, profissionais e até profissionais de marketing, entre outras pessoas.
Muitos deles preferem usar o ChatGPT, enquanto outros também usam o Editpad e outras ferramentas. Ambos usam IA para desempenhar suas funções, o que os torna eficazes.
Porém, se você tivesse que escolher apenas um para resumir o texto, qual você escolheria? Bem, estamos aqui para ajudá-lo a decidir isso.
Para isso, vamos fazer alguns testes para ver se um é melhor que o outro e, em caso afirmativo, qual deles sai melhor. Então, continue lendo se quiser descobrir.
ChatGPT vs Editpad: descobrindo se um é melhor que o outro
Como mencionamos anteriormente, para lhe dar a melhor resposta possível, gostaríamos de realizar alguns testes. Os testes medirão aspectos como precisão, concisão, fluência e relevância do resumo gerado por ambas as ferramentas.
Se descobrirmos que uma ferramenta supera a outra nesses testes, saberemos qual é a melhor para você. Então, vamos começar.
Teste no1: Precisão
O primeiro teste que realizaremos determinará a precisão de ambas as ferramentas. Este é provavelmente o teste mais importante, pois a precisão é o que mais importa ao resumir um trecho de texto. O teste deve medir o quão bem cada ferramenta pode identificar e extrair os pontos-chave de um determinado texto.
Para começar, daremos primeiro ao Editpad um pedaço de texto para descobrir o quão preciso é seu resumo. A captura de tela está anexada abaixo.
O Editpad foi capaz de gerar um resumo preciso do texto fornecido. Ele reuniu efetivamente todos os pontos-chave do texto e os combinou para gerar o resumo do resultado.
Além disso, a ferramenta também adicionou algumas palavras apropriadas ao resumo que o tornaram ainda melhor e mais fácil de entender para o leitor.
Agora, vamos testar o ChatGPT, fornecendo-lhe o mesmo texto e pedindo-lhe que gere um resumo para nós. Você pode ver a imagem abaixo.
ChatGPT gerou um resumo semelhante ao Editpad. Também adicionou algumas palavras que podem facilitar a compreensão do resumo pelo leitor. ChatGPT também reuniu de forma eficaz todos os pontos-chave para criar um resumo preciso.
Ao observar os resultados dos testes, ambas as ferramentas são altamente precisas e seus resumos fornecem a mensagem central ao leitor.
Tendo isso em mente, chamamos este teste de empate entre os dois, pois nenhum superou o outro. Agora vamos passar para o próximo teste.
Teste no 2: Concisão
O próximo texto que conduziremos determinará qual ferramenta gera resumos mais concisos. Isso nos ajudará a saber qual ferramenta pode resumir o texto original sem sacrificar nenhuma informação importante dele.
Como você deve saber, um bom resumo é aquele que é o mais curto possível e ao mesmo tempo transmite a mensagem central.
A primeira ferramenta que testaremos quanto à concisão é o Editpad. Vamos dar-lhe um pedaço de texto para descobrir quão conciso é o seu resumo.
O resumo gerado pelo Editpad é bastante conciso e consiste em apenas 73 palavras, enquanto o texto original tinha 192 palavras.
O resumo também contém apenas quatro frases que combinadas formam um parágrafo. Isso torna o resumo do Editpad um dos mais concisos.
Além disso, também permite ao usuário definir a duração do resumo, como você pode ver na imagem. Nós, no entanto, optamos por usar o comprimento padrão.
Também não perdeu nenhuma informação importante do texto original e isso é bastante impressionante considerando que o resumo tem menos de 100 palavras. Vamos agora ver se o ChatGPT é capaz de vencer o Editpad neste teste.
Estamos dando ao ChatGPT o mesmo texto e pedindo que ele faça um resumo dele. Como sempre, a captura de tela é fornecida abaixo.
O ChatGPT apresentou um resumo de cerca de 95 palavras no mesmo texto do Editpad. O resumo gerado é conciso, mas não tanto quanto o gerado pelo Editpad.
Porém, uma coisa que gostaríamos de mencionar é que o ChatGPT gerou um resumo que contém todos os pontos importantes do texto original e transmite de forma eficaz a mensagem central.
O resumo tem 5 frases, apenas uma a mais que o Editpad, e consiste em apenas um parágrafo. Tendo isso em mente, teremos que dar esta rodada ao Editpad, pois seu resumo é mais conciso do que o gerado pelo ChatGPT e também permite que os próprios usuários definam o comprimento. Com isso resolvido, é hora de passar para o próximo teste.
Teste no 3: Relevância
O terceiro teste pelo qual submeteremos as ferramentas determinará sua relevância. O teste medirá o quão bem o resumo gerado por cada ferramenta está no tópico principal do texto original. Um bom resumo geralmente vai direto ao ponto e não inclui nenhuma informação irrelevante.
A primeira ferramenta na qual realizaremos este teste é o Editpad. Vamos fornecer um texto para resumir e descobrir como ele funciona nesse aspecto. A captura de tela é fornecida abaixo.
O Editpad conseguiu manter a relevância do resumo em relação ao texto original. Parece que o resumo gerado é na verdade uma versão resumida do texto que inserimos.
Isso ocorre porque a ferramenta removeu tudo o que era irrelevante para o contexto principal e a mensagem do texto e combinou o restante do texto para criar um resumo. Agora vamos ver se o ChatGPT consegue superar isso com o resumo que gera.
Estamos entregando o mesmo texto ao ChatGPT e solicitando que ele gere um resumo para que possamos verificar sua relevância para o tema.
O resumo gerado pelo ChatGPT é um pouco diferente daquele que o Editpad criou, mas ainda é bastante relevante para o tema e para o texto original.
O ChatGPT também incluiu algumas coisas que não são relevantes para a mensagem principal, mas não podemos dizer que seja ruim neste caso, pois na verdade elas apoiam a clareza geral do resumo.
Tendo isso em mente, seria justo chamar este teste de empate. Isso nos leva ao último teste que gostaríamos de fazer em ambas as ferramentas.
Teste no 4: Fluência
Este teste nos ajudará a determinar qual ferramenta gera resumos fluentes. É suposto medir se o resumo de uma ferramenta é bem lido ou não. Um bom resumo é fácil de entender e não contém erros gramaticais.
Vamos começar este teste com o Editpad. Forneceremos um longo conteúdo para resumir e verificar sua fluência. Sua captura de tela pode ser vista abaixo.
O resumo gerado pelo Editpad em relação ao texto que inserimos é altamente fluente e não contém nenhum erro gramatical. As frases fluem bem umas das outras e um leitor médio provavelmente não terá problemas em lê-las e compreendê-las.
Agora vamos ver se o ChatGPT consegue vencer o Editpad neste teste. Daremos o mesmo texto para resumir.
O ChatGPT também gerou um resumo altamente fluente, bastante semelhante ao do Editpad. Não contém erros gramaticais e as frases se conectam perfeitamente umas com as outras. Isso torna seu resumo altamente legível e envolvente.
Para ser justo, esse teste também é um empate entre as duas ferramentas e, com isso, todos os nossos testes estão concluídos. Então, vamos ao veredicto final.
Qual AI Summarizer é perfeito para resumir textos?
Com toda a honestidade, mesmo depois de termos realizado todos estes testes, não seria justo dizer que uma ferramenta é melhor que a outra.
Claro, o Editpad tem uma ligeira vantagem, pois assumiu a liderança em concisão, mas ambas as ferramentas são igualmente eficazes se você concordar em ter algumas palavras extras em seu resumo.
Uma coisa que gostaríamos de acrescentar é que o Editpad pode ser uma boa ferramenta para um grupo de usuários, enquanto o ChatGPT pode ser usado para criar resumos por outro grupo de usuários.
Por exemplo, ChatGPT exige que o usuário forneça um aviso para gerar um resumo. Talvez você precise experimentar alguns prompts para ver qual deles faz o ChatGPT fazer o que você deseja. Todo esse processo pode ser mais fácil para pessoas proficientes no idioma.
Por outro lado, o Editpad tem tudo configurado para você trabalhar e criar resumos. Pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo que não seja tão proficiente no idioma.
Basta fornecer um texto e clicar em “Resumir” para que funcione. Em seguida, eles podem baixar ou copiar a saída com um único clique, pois a ferramenta possui botões dedicados em sua caixa de entrada para essas funções. Você também pode fazer upload de um documento inteiro no Editpad, pois permite ao usuário fazer isso também.
Dito isso, há muitas coisas que o ChatGPT pode fazer e o Editpad não, enquanto o Editpad geralmente é mais fácil de usar para resumir seu texto. Você pode escolher o que quiser e trabalhar com ele, pois ambos são bastante eficazes, como dissemos.
Conclusão
ChatGPT e Editpad são duas das plataformas mais utilizadas para escrever e resumir conteúdo. Neste artigo, mergulhamos nas habilidades de resumo de ambos para descobrir se um é melhor que o outro.