Na correria do dia a dia, pode ser difícil manter a casa limpa e organizada. As demandas da vida cotidiana acabam consumindo o tempo e a energia muitas vezes dedicada à faxina do lar.

    Além de contar com ótimos produtos de higiene e limpeza, é preciso ter horários para conseguir manter a casa minimamente organizada. Confira a seguir algumas dicas básicas para fazer isso sem prejudicar a sua rotina!

    Louças: sujou, lavou

    Não há nada mais desanimador do que chegar em casa após um dia exaustivo no trabalho e se deparar com uma pilha de louça acumulada nos últimos dias. Para quebrar o ciclo vicioso de deixar a louça acumular ao longo da semana, é preciso manter o hábito básico de lavá-la logo depois de usá-la.

    Assim que terminar de usar pratos, talheres, copos e panelas, lave cada um deles para impedir o acúmulo na pia. Com o passar dos dias, você vai perceber que ter uma pia minimamente limpa te inibe de deixar louças sujas ao acabar de comer. Vale mais a pena gastar dez minutos para limpá-la do que precisar limpar ao perceber não ter mais louça no armário.

    Organize as roupas antes

    Quem nunca acordou atrasado e, na pressa para se arrumar para ir ao trabalho, fez a maior bagunça para achar algumas peças que combinassem? Para evitar isso, é preciso organizar no dia anterior as roupas que serão usadas.

    Além das roupas, separe acessórios, como bolsas, chapéus, sapatos, gravatas, bijuterias e qualquer coisa que exija abrir armários, gavetas e cômodas. A ideia é deixá-los em um local de fácil acesso. Além de evitar roupas bagunçadas, isso ainda poupa tempo, o que pode ser decisivo para chegar no horário ou atrasado.

    Distribua as tarefas na rotina

    Para manter a casa minimamente limpa e organizada, é preciso distribuir as tarefas de higienização em sua rotina. Por isso, monte um cronograma com essas tarefas nos dias e horários possíveis.

    Em um dia, você pode varrer a sala e a cozinha e passar pano em seguida. Em outro dia, você pode organizar o seu quarto. Em outro momento, limpar o banheiro, e assim sucessivamente. Muitas vezes, é melhor distribuir as tarefas ao longo da semana do que esperar um dia em que você finalmente conseguirá fazer tudo de uma vez.

    Isso é fundamental para te ajudar a estabelecer uma rotina contínua. O mais difícil muitas vezes não é começar, mas sim manter hábitos de organização ao longo do tempo. Se você divide a casa com outras pessoas, que tal dividir a lista de tarefas com elas? 

    Comece fazendo uma lista de todas as tarefas domésticas que precisam ser realizadas, veja em quais dias e horários as pessoas estão disponíveis e organize o calendário considerando tudo isso. É importante verificar periodicamente se a organização da limpeza está funcionando para todos e reavaliar a distribuição de tarefas até encontrar um ritmo que funcione.

    Recolher e jogar fora

    Outro processo importante é recolher objetos e calçados que possam ficar espalhados pela casa. Se houver roupa para lavar, leve-a direto para a lavanderia. Ao chegar em casa, guarde os calçados.

    Outra dica importante é reconhecer o que pode ser jogado fora. Isso é fundamental para evitar o acúmulo de roupas e itens desnecessários que apenas ocupam espaço no armário e em outros espaços da casa. É importante separar um tempo para definir o que pode ser vendido ou doado e o que precisa ir para o lixo. Repita essa rotina a cada quatro meses, por exemplo.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Revista Rumo e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.