O autor Benedito Ruy Barbosa, de 94 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. Sua hospitalização ocorreu devido ao agravamento de uma insuficiência renal crônica. No momento, não há previsão de alta para ele.
Uma nota do hospital confirmou que Benedito está na UTI e que apresentou melhora em sua condição clínica e nos exames laboratoriais. Essa informação foi divulgada no domingo, dia 25.
Recentemente, o renomado escritor precisou deixar sua casa em Sorocaba, no interior de São Paulo, para viver com a família na capital. A atriz Paula Barbosa, que é neta de Benedito, comentou que ele estava “fraco” e precisava de mais apoio. Ela contou que a mudança não foi uma decisão fácil para o avô, já que viver em Sorocaba sempre foi seu sonho. Após a morte de sua esposa, em 2014, ele começou a se sentir mais isolado. Paula revelou que, apesar de ser um homem forte e teimoso, o avô estava esgotado e que a nova situação ajudaria no acesso a cuidados médicos.
Ela explicou que, na cidade grande, é mais fácil ter acesso a médicos e profissionais da saúde. Embora Benedito esteja lúcido e tenha saúde, ele está mais debilitado e precisa de assistência constante. A neta expressou sua preocupação, enfatizando que ele sempre foi uma figura central na família, tanto como autor quanto como avô. “É difícil ver que ele precisa apenas de descanso e de viver sua velhice em paz”, acrescentou Paula.
Benedito Ruy Barbosa é conhecido pelos seus trabalhos marcantes na televisão brasileira, tendo criado sucessos como “Cabocla”, “Paraíso”, “Sinhá Moça”, “Pantanal”, “Renascer”, “O Rei do Gado” e “Terra Nostra”. Ele sempre manteve um forte vínculo familiar, fazendo questão de estar presente na vida de seus entes queridos.